A reflexão acima foi motivada pela reportagem especial da Revista Veja 2278 – Julho 2012, sobre ECONOMIA.
Apesar de todo o esforço do governo brasileiro no combate à crise que vem atormentando todo o mundo e em especial a Europa e Estados Unidos, o nosso PIB não vem reagindo, deixando governo, empresários e toda a sociedade em clima de aflição.
Um termo muito conhecido nosso aparece na reportagem especial de Veja: a nossa famosa e tão querida PRODUTIVIDADE – que significa no moderno economês – Fazer mais e melhor com menor custo e menores perdas. Simples não?
Se focarmos a PRODUTIVIDADE da forma correta e positiva, teremos também que agir com duas temáticas igualmente e fundamentalmente importantes: O PLANEJAMENTO E A EDUCAÇÃO – Onde queremos realmente chegar e como vamos chegar.
Os debates a respeito da EDUCAÇÃO já vem de longa data, e são suficientes para provar para todos nós que o aumento da produtividade depende diretamente de uma Educação de qualidade e também na sua quantidade.
A leitura do especial Economia (disponível no Acervo Digital Veja, na internet) é um bom caminho para uma reflexão onde a ação imediata da sociedade civil organizada, governo e líderes empresariais é requerida. Aliás foi pensando nisso que o Dr. Deming publicou a 3 décadas ou mais, o seu livro “Out of the Crisis” e mais tarde Tom Peters viria com o “In search of excellence” mostrando e complementando ações empresariais eficazes nos tão falados “tempos de crises”. Vamos à luta.
Detalhe da Reportagem da Revista Veja 2278