36 IDÉIAS E INOVAÇÕES QUE MUDARAM O MUNDO

Apresentamos aos nossos leitores uma relação de 36 grandes idéias e produtos que revolucionaram o mundo. A listagem foi publicada a alguns anos, originalmente pela revista Você SA, e trata-se de uma cutucada em nossa mente criativa que está em sua maior parte do tempo dormindo confortavelmente.

1 Pierre du Pont percebeu que sua empresa precisava gerir melhor o dinheiro que movimentava. Sob sua direção (entre 1902 e 1940), a DuPont desenvolveu a moderna contabilidade empresarial.

2 A primeira linha de produção em massa de automóveis surgiu quando Henry Ford fundou sua própria empresa, em 1903. Ford criou um gigante empresarial, promoveu o estabelecimento de várias indústrias e se constituiu num símbolo da produção industrial no século 20.

3 Em 1905, a Sears, Roebuck and Co. abriu seu primeiro centro de distribuição, em Chicago, promovendo a venda de produtos pelo correio. A logística da Sears revolucionou a distribuição, e seu famoso catálogo pôs muitos bens de consumo à disposição de um público inteiramente novo.

4 William Hoover temia que o automóvel pudesse matar seu negócio ligado a acessórios para carruagens. Por isso, mudou de ramo e, em 1908, lançou a Electric Suction Sweeper Co., que criou um mercado de massa para
aspiradores a vácuo.

5 A campanha de marketing agressiva feita pela Bayer em 1910 mudou a natureza da indústria farmacêutica. A empresa se opôs à American Medical Association e difundiu para o público a relação entre seu mais famoso produto, a aspirina, e o nome da marca.

6 Os co-fundadores da Marks & Spencer inverteram a lógica da indústria em 1920. Decidiram responder melhor às necessidades dos consumidores que às dos produtores, pedindo aos fabricantes que concebessem produtos segundo suas especificações

7 Em 1922 era lançada a revista Harvard Business Review. Wallace Dohan, vice-reitor da Universidade Harvard, foi o responsável pela criação de uma das maiores referências do mundo da gestão.

8 Na década de 20, lâmpada para bicicletas era um produto sem sucesso. Lançada por Konosuke Matsushita, um jovem empresário japonês, suas vendas só dispararam depois de uma ação de merchandising, quando a equipe da Matsushita colocou uma lâmpada em cada loja.

9 Em 1924, Thomas Watson mudou o nome de sua empresa de Computing-Tabulating-Recording Company para International Business Machines (IBM). Um detalhe: o nome mostrava simplesmente a ambição da empresa, já que ela, na verdade, não tinha operações internacionais naquela época.

10 No fim da década de 20, Walt Disney queria dar o nome de Mortimer ao camundongo que acabara de criar. Só aceitou o nome Mickey depois de muita insistência por parte de sua mulher, Lilian.

11 No início da década de 30, a Motorola apresentava um desempenho fraco. Seus principais acionistas tentaram fazer com que o presidente Paul Galvin escondesse esse fato. Galvin foi a favor da transparência: “Digam a verdade a todos. Primeiro, porque acredito que é a atitude mais correta. Segundo, porque eles acabarão sabendo, de qualquer forma”.

12 Em 1931, a Procter & Gamble introduziu em seu sistema de gestão a figura do gerente de marcas. Desde então, esse modelo foi seguido por outras multinacionais de consumo.

13 Os dois escritórios da consultoria McKinsey separaram-se em 1939. A.T. Kearney lançou sua própria empresa em Chicago. Já Marvin Bower manteve o nome McKinsey em Nova York. Acreditava que, com isso, seus clientes estariam seguros de seu envolvimento em cada negócio. Tempos depois, sua empresa era chamada de “A Firma”, devido ao seu grande reconhecimento no mercado.

14 Em 1943, Paul Garrett, da General Motors, pediu a um jovem austríaco, professor e escritor, que estudasse sua empresa. Assim começou a carreira de Peter Drucker, o mais prestigiado pensador mundial na área da gestão.

15 Quando Masaru Ibuka e Akio Morita criaram a Tokyo Tsushin Kogyo, depois da Segunda Guerra Mundial, sua primeira decisão estratégica foi a de escrever a filosofia da empresa. Seus primeiros produtos – componentes de rádio e uma panela para cozinhar arroz – não deram certo. Mas a filosofia da Sony perdura até hoje.

16 No Japão destroçado pela Segunda Guerra, a Toyota deu atenção a um desconhecido estatístico americano, W. Edwards Deming. Ele apresentou à empresa suas técnicas de gestão de qualidade – e a Toyota conquistou o mundo.

17 A reprodução de imagens por meio de processos xerográficos foi feita por um sujeito chamado Chester Carlson. Em 1947, a empresa Haloid Co. adquiriu a licença para usar sua patente. Anos depois, lançou a primeira copiadora xerográfica e mudou o nome da empresa para Xerox Corp.

18 Quando a Polaroid lançou sua primeira câmara instantânea, em 1948, decidiu corajosamente vendê-la por 89,75 dólares – 87 dólares a mais que a câmara concorrente da Kodak. O estoque inicial de 56 unidades foi completamente vendido logo no primeiro dia.

19 Em 1950, Frank McNamara estava num restaurante quando percebeu que não tinha dinheiro para pagar a conta. Ele teve, então, a idéia de criar o Diners Club Card, o primeiro cartão de crédito do mundo.

20 Ray Kroc gostava tanto dos hambúrgueres, das batatas fritas e dos milk shakes vendidos por Mac e Dick McDonald, na Califórnia, que decidiu abrir seu próprio restaurante, em 1955. A McDonald’s Corporation criou um vasto mercado global para o negócio de fast food.

21 No início da década de 60, a Philip Morris reposicionou o Marlboro como um “cigarro de homem”. Juntamente com a figura do caubói, a empresa criou uma das marcas mais bem-sucedidas do mundo.

22 Os Vigilantes do Peso surgiram quando Jean Nidetch, que havia feito uma dieta recomendada pelo Departamento de Saúde de Nova York, convidou seis amigas interessadas em perder peso para reuniões semanais em sua casa. Depois disso, a indústria do emagrecimento acabou deslanchando.

23 A criação dos computadores System/360, em 1964, custou à IBM 5 bilhões de dólares – mais que o custo de desenvolvimento da bomba atômica. Embora estudos de mercado da própria IBM tenham sugerido o fracasso da empreitada, a persistência de Thomas Watson Jr., filho do fundador da empresa, conduziu à criação do primeiro computador de grande porte.

24 As atitudes de um papa podem ser um exemplo de gestão? Sim. O papa João XXIII, que convocou o segundo Concílio do Vaticano, em 1962, criou na Igreja Católica um sistema descentralizado e pouco hierarquizado que vem resistindo ao tempo

25 Em 1970, Spencer Silver, da 3M, inventou o Post-it. Só nove anos depois Arthur Fry reconheceu sua utilidade, transformando o Post-it numa máquina de fazer dinheiro.

26 Na década de 70, o gigante japonês Matsushita desenvolveu o vídeo VHS e licenciou sua tecnologia. A Sony desenvolveu um sistema bastante superior, o Betamax, mas não o licenciou. Resultado: o sistema da Sony não emplacou e o VHS tornou-se um padrão mundial.

27 Durante uma reunião da McKinsey, em 1978, John Larson pediu que seu colega Tom Peters falasse sobre uma pesquisa que havia realizado. As palavras de Peters deram origem ao livro Em Busca da Excelência, um marco na história da indústria dos gurus da administração.

28 Ernst Thomke desenvolveu, em 1979, os relógios coloridos Swatch, que despertaram a indústria suíça de um estado de letargia. A peça virou acessório de moda, e a participação da Suíça na indústria dos relógios cresceu de 15% para 50%.

29 Akio Morita, da Sony, lançou o walkman em 1979, depois de perceber que os jovens gostavam de ouvir música onde quer que estivessem.

30 Ignorando pesquisas de mercado, Ted Turner lançou a Cable News Network, CNN, em 1980. Na época, ninguém imaginava que uma rede de informações que operava 24 horas por dia fosse dar certo.

31 Em 1980, Bill Gates licenciou o sistema MS/DOS à IBM. A empresa, por sua vez, cedeu o controle da licença para os PCs que não eram fabricados por ela. Foi o início do sucesso da Microsoft e dos problemas da IBM.

32 No início dos anos 80, Jan Carlzon, presidente da SAS, enviou cerca de 35 000 funcionários para participar de seminários sobre a excelência no trabalho. Em quatro meses, a SAS tornou-se a companhia aérea mais pontual da Europa.

33 Uma das mais belas lições sobre como administrar uma crise foi dada por Jim Burke, da Johnson & Johnson. Em 1982, ele retirou o Tylenol do mercado, depois de ter descoberto que havia veneno no remédio. Burke mostrou que a segurança do consumidor era mais importante que os lucros de sua empresa e foi corretíssimo no relacionamento com a mídia.

34 A Apple apostou na venda dos computadores pessoais. Criou a indústria do PC e o famoso Mac, lançado em 1984.

35 Em 1987, o executivo Percy Barnevick surpreendeu o mundo ao criar uma indústria de equipamentos pesados gigantesca, com a fusão da sueca Asea com a suíça Brown Boveri. A ABB, avaliada em 30 bilhões de dólares, tornou-se um modelo de excelência organizacional.

36 No início desta década, o americano Michael Dell criou a venda direta e sob encomenda de PCs. Atualmente, não há quem não tente imitar sua estratégia.

2 Respostas para “36 IDÉIAS E INOVAÇÕES QUE MUDARAM O MUNDO

  1. Numero 34 esta incorreto em varios niveis. O primeiro no uso do termo PC que so e utilizado para computadores que tem windows. Alem disso a apple nao revolucionou os computadores, foi a windows que fez isso. A apple revolucionou o mercado de design de “itens de computacao pessoal” (celulares, mp4 players….)

    Fonte: curso de Desenho Industrial e Pos em Marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *