REDUZIR CUSTOS EVITANDO FRAUDES NA EMPRESA

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As dez regras para prevenir fraudes em micro e pequenas empresas

O perito em fraudes corporativas Marcelo Gomes, da GBE, diz o que se pode fazer para inibir esse tipo de crime nas micro e pequenas empresas:

1. Para evitar fraude, evite contratar um fraudador – a primeira regra é voltada para a empresa ser criteriosa na sua seleção de funcionário. Verificar antecedentes e informações do currículo, informações junto ao Banco Central ou SPC, cartórios de protesto, entre outros. É importante conhecer os problemas financeiros do novo colaborador antes de ele entrar na empresa. Mas vale ressaltar: possuir dívida ou antecedentes criminais não são restritivos para contratação, principalmente de um desempregado. Porém, aquele que esconder isso deve ser desconsiderado.

2. Ética nos negócios – o empresário acredita no mito de que ninguém na empresa sabe que ele sonega, tem caixa dois, compra fiscais da Receita ou do Estado, entre outros “jeitinhos” de administrar. Puro engano, pois essa atitude leva ao colaborador a pensar: “Se ele pode e faz, por que eu também não posso?”.

3. Faça a contabilidade trabalhar para você – por menor que seja a empresa e por mais simples que seja seu controle contábil, é por meio dele que se detecta a maioria das fraudes em andamento. Saber interpretar e planejar os resultados econômicos e financeiros da empresa é ainda a melhor forma de combater a fraude.

4. Qualidade de vida no ambiente de trabalho – horas extras em atraso, sujeira, escuridão, entre outros fatores de baixa qualidade de vida, levam o funcionário a buscar uma “alternativa” de recursos para deixar a sua empresa.

5. A sua imagem é tudo – pagar salários miseráveis, reclamar da crise e desfilar de carro importado em frente aos seus funcionários não combina.

6. Faça parte do time – uma vez por mês, faça tarefas que seriam dos seus colaboradores: fique no caixa, manobre carros, embale produtos, varra a oficina. Mostre que o negócio é seu e como você quer que as coisas sejam feitas. Mostre humildade e a importância das tarefas mais simples, conquiste sua equipe!

7. Trabalhos voluntários – mais do que a visão empresarial, as empresas precisam mostrar uma preocupação social. Elabore um programa social, colabore com entidades reconhecidas e deixe seus colaboradores saberem disso. Mais do que isso: incentive-os a ajudar também as entidades que você escolheu. A fraude pode não diminuir, mas os colaboradores sensibilizados tendem a denunciar quem está causando prejuízos e a conseqüente redução na colaboração às entidades beneficentes.

8. Abra canais de comunicação – café da manhã, almoço, eventos em domingos (com familiares), reuniões não programadas com os colaboradores podem trazer informações sobre o dia-a-dia da empresa e aproximá-lo dos eventuais problemas.

9. Treinamento, treinamento, treinamento – todo colaborador deve ser incentivado a se aprimorar. Primeiro, ensine-o a cuidar das contas pessoais; depois, incentive-o a buscar cursos na sua área de atuação. Deixe seus colaboradores prontos para o mundo e eles não pensarão em revanche.

10. A fraude nunca acaba – embora tenha cumprido todas as etapas anteriores, no máximo o empresário estará minimizando fraudes e prejuízos. É importante saber que problema existe e que ele nunca deve ser esquecido.

Enfim, os “dez mandamentos” com foco no – evitar fraudes – tem como base um relacionamento correto e bem definido no contexto da empresa e suas relações internas e externas, ou seja, o bem precisa gerar o bem e isto demanda esforço, correção e boas relações humanas e comerciais. Pense e aja neste sentido e reduza as não conformidades neste campo.

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