Fábula dos Macacos
Um cientista colocou quatro macacos numa jaula onde havia uma escada com um cacho de bananas no topo.
Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, um mecanismo dava choques elétricos nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada os outros o impediam com pancadas.
Passado algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.
Então, o cientista substituiu um dos macacos. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que o surraram.
Depois de apanhar, o novo integrante do grupo desistiu de pegar as bananas. Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, da surra ao novato. Finalmente, um terceiro e o último foram trocados, repetindo-se os fatos.
Sobrou, então, um grupo de macacos que, embora nunca tivesse tomado choque elétrico, continuava batendo em quem tentasse pegar as bananas. Se fosse possível perguntar a eles porque espancavam quem subia a escada, a resposta seria: “Não sei, foi assim que eu aprendi que devia se fazer”.
Vale a pena refletir sobre quantas vezes na vida nos comportamos como os macacos desta fábula, repetindo comportamentos ensinados sem saber a razão deles. Da mesma forma devemos refletir sobre nosso trabalho e a falta de criatividade e entusiasmo evidenciada pelo desânimo e acomodação. Pense nisto humano, você não é macaco, entendeu?
Colaboração: Genildo Pereira – Natal RN