A inspiração veio de um artigo no PORTAL EXAME exatamento no meio da crise mundial – empresas em baixa, corte de empregos, redução de investimentos, enfim, o caos total na área da empregabilidade.
Mas nem tudo esta perdido, segundo a consultoria Korn/Ferry. Apesar do cenário nebuloso, não é hora de desanimar. Veja abaixo dez dicas preparadas pela consultoria Korn/Ferry para quem está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho.
AS DEZ DICAS VALIOSAS DA EMPREGABILIDADE
1 – Não fique parado: comece a procurar novas oportunidades o mais rápido possível. Altos executivos podem demorar mais para encontrar uma vaga, com o tempo de procura podendo chegar a um ano.
2 – Trate a procura de emprego como um emprego: estabeleça um cronograma e se responsabilize pelo seu cumprimento. Levante cedo e vá a luta, todos os dias.
3 – Esteja aberto a oportunidades: as empresas estão cortando custos fixos, mas podem ter oportunidades de consultoria para projetos ou especialidades de nicho, compensando o número menor de funcionários. Esses trabalhos, além de lhe conferirem uma renda, servem como uma vitrine para suas habilidades e podem movê-lo para a frente da fila quando começarem as contratações.
4 – Não crie raízes: com a evolução das indústrias, as oportunidades de carreira migram. Saiba para onde estão indo os cargos da sua área e esteja disposto a se mudar de cidade em busca da oportunidade certa. Veja os planos de investimentos dos vários estados brasileiros para os próximos anos e fique de olho no acompanhamento destes planos e projetos.
5 – Seja paciente: demonstrar ansiedade excessiva a um possível empregador só diminuirá seu valor. E certamente você não quer pular de um cargo precário para outro. O trabalho dos sonhos, no entanto, será difícil de ser encontrado no mercado atual.
6 – Seja flexível: não fique obcecado por remunerações ou títulos. Aceitar um nível de remuneração ou título abaixo do seu ideal pode ser vantajoso. Se você superar as expectativas, o título e o salário se ajustarão com o tempo.
7 – Mantenha-se informado: fique por dentro das últimas notícias, tendências e tecnologias importantes no seu setor.
8 – Mantenha-se em forma: não negligencie a saúde e a alimentação, que geralmente sofrem com o estresse da procura de um novo emprego.
9 – Abuse de todos os recursos: há diversos sites e ferramentas gratuitos para ajudar quem procura um emprego. Procure sua universidade, organizações profissionais, grupo de veteranos ou outras afiliações que você tenha. Aproveite para atuar como voluntário em palestras e projetos como trampolim para novos e bons contatos profissionais.
10 – Faça contatos: nada substitui os relacionamentos pessoais ao procurar oportunidades de carreira. Sites de relacionamento como Orkut, LinkedIn e Facebook ajudam nessa tarefa. Publique suas competências e fuja das fofocas – concentre-se nos objetivos profissionais.
Enfim, ficando em casa olhando para o teto ou agarrado no MSN conversando e lamentando com os amigos, não vai conseguir um bom emprego. Mova-se, saía em campo, veja e aproveite as oportunidades e mãos à obra.