EXPERIÊNCIA E CONHECIMENTO – a estratégia

“A tradução da experiência em conhecimento pode parecer algo que acontece automaticamente em uma organização, mas isso não é verdade. Há uma velha piada sobre um professor que, em vez de ter 20 anos de experiência no magistério, teve a mesma experiência 20 vezes. Todos nós conhecemos algumas pessoas assim. Na verdade, é preciso certa dose de intenção para criar conhecimentos com base na experiência” Nancy M. Dixon, autora de Commom Knowledge: How Companies Thrive by Sharing What They Know.

O pensamento de Dixon nos remete ao desempenho da rotina diária nas organizações, que no máximo nos leva a buscar certa dose de eficiência, como ocorre no caso do velho professor que repete suas aulas, sem nenhuma melhoria, durante 20 anos. É bom lembrar que estratégias inovadoras sem um devido controle da rotina nos leva à frustração, e é claro, que rotina sem estratégias inovadoras nos leva a paralisia e a morte lenta. O que fazer? Fica claro que a nossa missão será unir a EFICIÊNCIA com a EFICÁCIA, ou seja, maximizar a experiência com os avanços do conhecimento via melhorias continuas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *