Usando a força criativa para a educação e um modo de vida útil e responsável.
Todo mundo sabe que o sucesso lá fora depende de fazer o dever de casa. Exemplos não faltam. O aluno que faz o seu dever de casa acompanha melhor as aulas. O trabalhador que cuida de sua vida particular vai mais tranquilo e descansado para o trabalho. Empresários e dirigentes públicos que lideram a sinergia das comunidades no autocuidado preparam o país para harmonia, segurança e crescimento.
E é fácil cada um cuidar do que lhe compete. Tão fácil como acender uma lâmpada. Para acender a lâmpada, bastam fios e chave que a conectem à rede de energia.
Para que cada um faça o que lhe compete, precisa conhecer o que precisa ser feito, saber fazer e entrar em ação. Voltando à comparação com a lâmpada, todos nós temos energia para realizações. Porém, nem sempre é usada adequadamente. Veja por exemplo, o pichador. Pichar dá trabalho e custa caro!
– Por que não usa esta força para pintar as escolas?
– Porque não recebeu o fio para ligar sua energia à lâmpada da educação e do crescimento humano.
Podemos chamar este fio de Pedagogia do 5S.
Com o 5S, as pessoas assumem a responsabilidade de cuidarem do que lhes compete. Para que entendam o significado do 5S, precisam de orientação adequada.
Para que pessoas de diversas idades, escolaridades e atribuições dialoguem sobre o 5S, criando uma rede de estímulo mútuo, é importante que sejam orientadas por pedagogia que valorize o que é comum em qualquer lugar, os seres humanos, aproximando a pedagogia das escolas da pedagogia empresarial. Bem atendidos pela Pedagogia do 5S, temos iniciativa e entusiasmo para cumprir nossos deveres.
Fonte: Wagner M. Andrade Comunicador Social e especialista em Pedagogia Empresarial