PRIORIZANDO IDEIAS E PROJETOS

Na década de 80, quase chegando aos anos 90, em meio ao processo de implantação do Total Quality Control – TQC na antiga Companhia Siderúrgica de Tubarão – CST, pegamos uma carona no experimento KT – Kepner Tregoe, na área do Alto Forno, onde aplicava-se o método para a melhoria da produtividade dos processos naquela superintendência. O Método KT na CST usava módulos muito interessante de análise lógica e quantitativa na prevenção e solução de problemas, entre eles o APP – Análise de Problemas Potenciais, e também o DAF – Detetecção Analítica de Falhas que juntos propriciavam às equipes de solução de problemas um potencial maior de resolutividade. Em meio aos projetos desenvolvidos aplicava-se o GUT para a priorização dos problemas ou projetos – o GUT, significa: Exames de Gravidade, Urgência e Tendência. Esta interessante matriz de priorização foi então incorporada ao método de Análise de Solução de Problemas dos Círculos de Controle da Qualidade, os CCQs, e também aos grupos gerenciais no modelo ZERO DEFEITOS.

Hoje em dia, especialistas do Brasil inteiro fazem uso do GUT mesclado aos seus trabalhos e relatórios técnicos de melhorias contínuas e inovação nas empresas, não sabendo eles, da origem do aplicativo.

Vejam no quadro abaixo o modelo da matriz de prioridades GUT. Mais informações sobre o GUT e o Método de Solução de Problemas, fale conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *