Brasil PapayaFest e GranExpoNorte serão realizados em Linhares em 2013

Evento nacional da cadeia do mamão e exposição agropecuária norte capixaba prometem movimentar setor do agronegócio

O município de Linhares, destaque no agronegócio nacional, sediará dois importantes eventos do setor em 2013. O 1º Festival Nacional do Mamão (Brasil Papaya Fest) e a GranExpoNorte serão realizados no mês de maio, entre os dias 15 e 18, reunindo todos os elos da cadeia produtiva das principais atividades agrícolas do Estado do Espírito Santo.

Após várias reuniões internas nos últimos meses e mais recentemente com os governos estadual e municipal, instituições e lideranças rurais, o Sindicato Rural de Linhares e a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex), sediada no município linharense, acertaram, em reunião ocorrida no final de novembro, os últimos detalhes para dar início aos trabalhos de elaboração dos eventos que irão acontecer paralelamente no Parque de Exposições.

Nesta última terça-feira (11), mais uma reunião foi realizada na sede do Sindicato e contou com a presença de representantes de entidades representativas do setor rural regional e lideranças agrícolas. Na oportunidade, os coordenadores da GranExpoNorte, Pedro Paulo Martins e Zaira Andrade, apresentaram o projeto dos eventos para os presentes.

Para o presidente do Sindicato Rural de Linhares, Antonio Roberte Bourguingon, a GranExpoNorte será a oportunidade de mostrar ao país a força do agronegócio da região. “A população de Linhares terá de volta sua exposição agropecuária, porém, mais do que isso, o agronegócio do norte do Estado mostrará todo seu potencial e teremos oportunidade de grandes negócios e debates técnicos nesse evento”, destacou.

O presidente da Brapex, Rodrigo Martins, acredita que o 1º Festival Nacional do Mamão será o momento de destacar a produção capixaba e baiana da fruta, mas também de integrar a cadeia produtiva do mamão de todo país. “Estamos em um processo de organização e fortalecimento desse setor tão importante para a economia nacional. O Festival vai promover nossa fruta e debater temas em pauta em nossa atividade”, afirmou Martins.

Participaram também da reunião ontem o presidente da Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal), Maurício Buffon; o gerente estadual de aquicultura e pesca, Alcestes Ramos; o vice-presidente do Sindicato, Leomar Bartels; o médico veterinário da Associação dos Produtores de Linhares e Região (APL), Fernando Massette; o gerente da Trop Brasil, Marcos Leonardo Miranda; o gerente estadual da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Elpídio Francisco Neto; o diretor do Instituto BioLago, Antonio Ruy Júnior; e os representantes da próxima administração municipal, José Roberto Macedo Fontes, José Carlos Fiorot e Walter Maia Oliveira.

Os eventos

O Brasil Papayafest – 1º Festival Nacional do Mamão – envolverá toda a cadeia produtiva do mamão do país, com a presença de representantes dos principais Estados produtores, principalmente Espírito e Bahia, responsáveis por grande parte da produção nacional.

A GranExpoNorte nascerá com o apoio e a força da GranExpoES – Exposição Estadual Agropecuária, trazendo para Linhares e todo norte capixaba a expertise, a experiência da equipe de profissionais e os bons parceiros do maior evento do agronegócio capixaba para realizar um evento que envolverá todo setor em uma das regiões do agronegócio mais importantes do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *