O processo de transmissão dos governos municipais passa por um descaso total, em especial, naqueles casos onde o prefeito que tentava a reeleição perdeu e a partir daí instalou-se o caos no município. Temos recebido notícias de amigos em municípios mineiros, paulistas e em especial dos amigos da capital do Rio Grande do Norte, Natal, onde a situação é uma das mais críticas do país. A prefeita foi afastada do cargo quando a cidade já reclamava buracos, sujeira e problemas sérios na área da saúde – agora a coisa ficou tremendamente pior e mais complicada. São fatos reais.
O descaso se configura no total desrespeito ao cidadão que paga seus impostos e no final vê sua qualidade de vida deteriorada em função da péssima gestão pública. Nosso blog, ao longo do ano abordou várias vezes a questão da fraca gestão no que se refere aos municípios brasileiros, e o resultado pode ser medido em termos de perdas de recursos, desperdício e falhas graves no processo de administração com sérios prejuízos para a população.
Acreditamos que, enquanto nossa gestão pública não for equiparada aos modernos procedimentos aplicados à gestão privada, teremos que conviver ainda por longos anos com a tragédia anunciada, prevista e realística em todos os setores. Quando é que vamos aceitar a gestão eficaz e comprometida com a qualidade de vida do nosso povo?