Lendo o artigo do André Bartholomeu ocorreu-me uma ligação direta com as várias empresas e organizações que tivemos oportunidades de trabalhos e ou execução de serviços de consultoria nas áreas da gestão. Numa visão mais ampla, o que percebemos é que tanto na gestão da rotina como também em projetos de melhorias, fica a sensação clara de que está faltando alguém com habilidades distintas para fazer que com as coisas aconteçam.
Clemente Nobrega, articulista da Revista Época Negócios, em um dos seus inúmeros trabalhos, diz que nossa grande habilidade como gerente, é a de interconectar pessoas. Ou seja, fazer o que o próprio Drucker já dizia sobre a habilidade do líder: Lider é aquele que faz com que pessoas comuns possam fazer coisas incomuns.
Abrindo a temporada de ideias e sugestões, o que você acha dos 5 pontos ou características de pessoas que o André listou abaixo? Vamos ao artigo:
Quando uma empresa tem uma equipe pequena, aumenta a importância de fazer um bom mix de profissionais, com diferentes competências para ajudar o negócio a crescer. Afinal, sem as pessoas certas, nem a melhor das estratégias planejadas vingará.
Para ajudar a compor um time variado, a revista Entrepreneur listou, em seu site, os cinco tipos de profissional que não podem faltar em nenhuma empresa.
1 O mentor
Como muitas empresas iniciantes não têm um programa formal de treinamento, o ideal é identificar profissionais com aptidão para desenvolver o talento dos funcionários mais jovens. Quem gosta de ensinar deve ser incentivado a compartilhar seu conhecimento com os outros. Esses professores da empresa devem ir além de passar aos outros suas habilidades técnicas. A ideia é que ajudem também a propagar a cultura da empresa e seus processos. É essa educação que ajudará a formar a próxima geração de líderes do negócio e pode facilitar, no futuro, o planejamento da sucessão do fundador.
2 O curioso
Nem todo mundo nasce para liderar. Também é essencial ter em seu quadro alguns funcionários apaixonados pelo negócio e sedentos por conhecimento. Eles não se satisfazem em apenas saber o suficiente para cumprir suas tarefas. Querem continuar aprendendo na empresa ou fazendo cursos. Essa atitude é extremamente saudável, pois inspira outros profissionais a investir em sua educação. Além disso, são os curiosos que mantêm a equipe atualizada sobre as tendências e os avanços tecnológicos.
3 O faz-tudo
Nos primeiros anos da empresa, seu fundador acumula diversos cargos: de CEO a gerente de recursos humanos se bobear, até o de secretária. Por isso é bom ter mais profissionais multifacetados na equipe. Pessoas que transitam em diferentes setores da empresa são muito valiosos para ajudar a desafogar a agenda dos empreendedores. Assim, sobra mais tempo para se dedicar ao planejamento de estratégias.
4 O otimista
Problemas e contratempos fazem parte do dia a dia de qualquer negócio. Mas, se eles se prolongarem, um clima de desânimo pode tende a contaminar toda a equipe. Por isso é imperativo contar com algumas pessoas que conseguem ver a luz no fim do túnel até nas situações mais tenebrosas. Seu vigor tem efeito positivo no ânimo de seus colegas, o que ajuda a manter a produtividade e não deixar a peteca cair.
5 O desafiador
Ter funcionários que apoiam todas as decisões dos gestores não é nada ruim, mas também é bom contar com alguns que desafiem o status quo e até as direções que a empresa está tomando e falem abertamente sobre isso. Nem toda ideia é brilhante, então é preciso cultivar uma atmosfera de debate saudável para se certificar de que o negócio tem ideias e estratégias fortes.
Fonte: Jornal do Empreendedor André Bartholomeu Fernandes. Estudou Eletrônica na Unicamp, Comunicação Social na FAAP e viveu por 3 anos entre Harvard e MIT estudando Tecnologia e outros