MÉTODO PDCA EM VENDAS – gestão de vendas de alta performance

Em artigo recente no portal da Fundação Dom Cabral – FDC, Carlos Gustavo Fortes Caixeta, Professor Associado da FDC relata sobre o papel do Gerente de Vendas que visa resultados superiores na empresa.

Os grifos são da nossa autoria, complementando a visão do autor sobre o assunto em pauta.

Segundo Carlos Gustavo, o gerente de vendas é o responsável por motivar, treinar e dirigir a equipe de vendas, avaliando quais pontos devem ser melhorados, além de, continuamente, buscar resultados mais expressivos, superando as metas pactuadas. Uma característica básica é a liderança, com a qual deve traçar os objetivos comerciais, cobrar resultados em meio ao processo de vendas e detectar falhas e acertos, estimulando e auxiliando a equipe a aumentar a eficácia/eficiência nas vendas.

Motivar a equipe é uma função natural do gerente de vendas e neste caso é preciso que ele entenda com profundidade do funcionamento da mente e coração de pessoas.

Abaixo está um roteiro de ações, segundo Carlos Gustavo,  para o gerente de vendas de alta performance.

1. Planejamento:

  • Analise todos os aspectos que fazem parte da área de vendas: processos, pessoas da equipe, finanças, tecnologias, material de apresentação, apoios internos e externos.
  • Defina claramente os objetivos e quantifique as metas comerciais, tornando-as claras e práticas para todos os componentes da equipe.
  • Defina o que será feito e por quem, estabelecendo sempre o prazo limite para a conclusão.
  • Aqui está o famoso P do Metodo PDCA (Planejar, Desenvolver, Controlar e Agir nas melhorias)

2ª). Organização:

  • Coloque as pessoas certas nos lugares certos. “Primeiro quem”, depois o restante…
  • Distribua as tarefas com assertividade e de forma clara e objetiva.
  • Delegue autoridade, apoiando os responsáveis.
  • Defina normas e regras para direcionar o modelo mental e o perfil das decisões.

2b). Execução das Vendas

  • Pessoal treinado e focado em resultados
  • Execução em conformidade com os planos estabelecidos
  • Controle dos indicadores de vendas “in process”

3. Direção:

  • Crie um ambiente de trabalho voltado ao profissionalismo.
  • Embase suas conversas e atitudes em fatos, dados e evidências, nunca em “achismos”.
  • Entusiasme todos da equipe, mantendo-se também entusiasmado.
  • Oriente e dê apoio, buscando o desenvolvimento das pessoas.

4. Controle

  • Acompanhe diariamente todas as atividades da equipe, avaliando resultados, rastreando as causas dos erros e aprimorando os acertos.
  • Corrija os erros imediatamente, atuando nas causas. Individualmente, quando as falhas forem de um só membro da equipe, e coletivamente quando todo o grupo necessitar evoluir.
  • Monitore os resultados, procedimentos e comportamentos.
  • Tenha indicadores de desempenho e metas individuais, por equipe e para a empresa.

Boas vendas.

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