Conceito básico: O Balanced Scorecard BSC, é uma metodologia de medição, avaliação e acompanhamento (leia-se, controle) das diretrizes estratégicas de uma organização, desenvolvida pelos norte-americanos Robert Kaplan (professor na Harvard Business School) e David Norton (consultor de empresas) e dada a conhecer pela primeira vez em 1992 num artigo publicado na Harvard Business Review.
Na comparação com outros mecanismos da gestão estratégica, o BSC tem similiaridade com o sistema de Gestão por Indicadores quando alinhado aos objetivos estratégicos. Tal situação pode ser observada em Gerenciamento pelas Diretrizes Vicente Falconi EDG, 2004. O desdobramento das diretrizes se consolida pelo acompanhamento dos indicadores do sistema (itens de controle: efeitos esperados, e itens de verificação: conjunto de causas a serem gerenciadas).
No BSC, os grandes objetivos são:
. Simplificar a estratégia e a sua comunicação a todos os membros da organização tornando mais fácil e prático o seu acompanhamento e controle, ou seja, como já citamos, desdobrar a estratégia até o nivel da execução.
. Alinhar a organização (objetivos) com a estratégia ver Mapa Estratégico matriz geral de alinhamento estratégico na organização.
. Ligar a estratégia ao plano e ao orçamento anual da organização dentro das perspectivas estratégicas definidas.
. Medir a eficácia da estratégia através de reuniões nos vários níveis de decisão da organização: Diretoria, superintendências, divisões, seções e supervisões (por exemplo).
O BSC está estruturado em 4 dimensões:
· Perspectiva do Cliente e Fornecedores: será que a organização oferece aos seus clientes um valor superior ao oferecido pelos seus concorrentes, em termos de qualidade e desempenho, preço e capacidade de resposta? Como a organização se relaciona com seus fornecedores de forma a garantir aquisições de alto valor agregado e custo compatível com suas necessidades de processos orientados aos clientes?
· Perspectiva dos Processos: qual é a eficiência e a eficácia dos processos críticos da cadeia de valor que geram “valor agregado” e produtos de alta qualidade e desempenho para o cliente?
· Perspectiva Financeira: será que a organização gera os meios financeiros suficientes para cobrir o risco e o custo do capital e para manter a sua sustentabilidade no futuro? A empresa tem domínio completo e dinâmico sobre a gestão financeira de forma a reduzir custos, eliminar falhas e ser sustentável?
· Perspectiva da Aprendizagem e Crescimento – Colaboradores: O objetivo desta perspectiva é oferecer a infraestrutura que possibilita a consecução de objetivos ambiciosos nas outras perspectivas. A habilidade de uma organização inovar, melhorar e aprender relaciona-se diretamente com seu valor.Essa perspectiva apresenta objetivos voltados à capacidade dos funcionários, dos sistemas de informação e à MOTIVAÇÃO e alinhamento. A organização está preparada para dar poder e conhecimento aos seus colaboradores para que eles possam influir positivamente nas suas estratégias?
A nossa prática da filosofia do BSC no Brasil nos levou às adaptações necessárias com as demais metodologias já existentes e sendo desenvolvidas nas organizações em todo o país ao longo dos ultimos anos e tais experiências nos levam ainda a fazer modificações metodológicas simples e objetivas, sempre dentro do conceito do Total Quality Control (Gestão pela Qualidade Total) que foca a Qualidade, Custo e Prazo como pilares fundamentais para o sucesso organizacional.
Na conclusão do post podemos afirmar que o mais importante de todos os métodos é garantir que estamos satisfazendo plenamente os nossos clientes de forma a ter produtividade e sustentabilidade. Afinal, como dizia Konosuki Matsushita (National Panasonic 1952), o CLIENTE É O REI.