O projeto 5S na ótica japonesa começou com o HOUSEKEEPING. Mas, afinal, o que significa?
Housekeeping (conservação da casa), é um programa voltado para a mobilização dos funcionários através da implementação de mudanças no ambiente de trabalho, incluindo eliminação dos desperdícios, limpeza e arrumação das salas e demais compartimentos.
O Housekeeping é uma versão inicial do programa 5 S, consolidado no Japão a partir da década de 50, sendo que tem foco nos 3 primeiros S: = SEIRI – Organização / Utilização / Descarte = SEITON – Arrumação / Ordenação = SEISOU – Limpeza / Higiene, para, em seguida desenvolver e implantar os dois S seguintes: SEIKETSU – Padronização = SHITSUKE – Disciplina, Incentivando a utilização da capacidade de criação de cada funcionário, através da formação espontânea de grupos de trabalho, e o aproveitamento do potencial de participação de cada um.
A aplicação do HOUSEKEEPING/5S é uma prática muito interessante na empresa pois além de ser um método muito fácil, é de grande poder pedagógico. Todos podem participar – do presidente ou dono da empresa, até o funcionário mais simples. Consulte o CEBICT a respeito de um plano de implantação: [email protected].