No ano passado conversamos aqui sobre as famosas barreiras à criatividade e inovação – estamos voltando ao assunto pela sua relevância e necessária atualização. Falamos nesta última sexta feira para o grupo gerencial do SEBRAE ES sobre os 4 Ps da Competitividade e neste contexto, a importância da Inovação.
Nossa primeira intervenção levanta uma barreira (gigantesca sob o ponto de vista comportamental) que é a capacidade dos líderes empresariais em eliminar (tornar obsoletos) os seus próprios produtos – ANTES QUE A CONCORRÊNCIA O FAÇA! Palavras de Bill Gates conforme reflexão a seguir:
96% dos executivos consideram a criatividade como essencial para suas empresas, porém, apenas 23% deles tiveram êxito na consolidação da criatividade na organização. Sem criatividade não há inovação.
Segundo Roberto Mena Barreto, publicitário e escritor do livro Criatividade no trabalho e na vida – criatividade é: uma função psicobiológica. Tem apenas que ser reativada, reanimada, treinada. Este é também ponto fundamental que depende totalmente da postura vibrante do lider em lugar da passividade e egocentrismo da figura do “chefe”.
Para Abraham Maslow, um dos psicólogos mais proeminentes do século vinte, O homem criativo não é um homem comum ao qual se acrescentou algo. Criativo é o homem comum do qual nada se tirou. Ele chama a atenção para a influência poderosa das forças adversas presentes na nossa cultura e criação que nos impendem de desenvolver e realizar o nosso potencial criativo.
Segundo os autores Fernando Trías de Bes e Philip Kotler no livro A Bíblia da Inovação, os executivos dizem que a inovação é muito importante, mas a abordagem de suas empresas em relação a isso é, em muitos casos, informal e os líderes carecem de confiança em suas decisões sobre inovação. (Mc Kinsey Quartely. The Online Journal of Mc Kinsey & Company, out 2007).
E AS BARREIRAS?
Os autores relacionam em sua obra os principais problemas ou barreiras à inovação. Vejamos:
- 1. Definir o que a inovação realmente significa
- 2. Atribuição imprecisa de responsabilidade
- 3. Confundir inovação com criatividade
- 4. Falta de arcabouço
- 5. Falta de controle e gestão
- 6. Falta de coordenação
- 7. Falta de foco no cliente.
As dificuldades são semelhantes aquelas que foram identificadas na implantação dos programas de Qualidade Total (Total Quality Management TQM) no inícios dos anos 70 em todo o mundo. São também semelhantes aos novos esforços de melhorias tecnológicas, ou seja, as dificuldades dependem de grande esforço por parte dos executivos líderes para que a coisa funcione. Este esforço será compensado pelo grande diferencial que a inovação traz para a empresa e para os seus lucros.
A NECESSIDADE FAZ O SAPO PULAR
Pensamento e reflexão antigos e válidos até hoje. A busca da capacidade de competir como elemento da produtividade e lucratividade empresarial passa por caminhos que combinam estratégias e táticas operacionais. O elemento Inovação é parte da busca, seja ela planejada ou ditada pelas tendências do mercado. No quadro abaixo apresentamos uma sequência de passos muito comuns ao processo da Gestão Estratégica. Faça a sua experimentação.