VISITA TÉCNICA À VALE – uma grande mostra de gestão, qualidade e competitividade.

VALE, GIGANTE DA MINERAÇÃO MUNDIAL – Visita técnica do IBEF

Primeira parada no Parque Botânico da VALE, uma obra de arte e ecologia situada entre o bairro Jardim Camburi e o complexo industrial da Vale. Fomos recepcionados pelo Diretor Maurício, Soresini, Eugênio Fonseca e grande equipe de apoio.

Na Foto, chegada ao belíssimo parque Botânico da VALE.

A parceria IBEF-VALE para esta visita levou um grande grupo de associados e empresários, sendo que alguns pela primeira vez estavam tendo contato real com uma das maiores empresas de mineração do mundo.

Na foto, associados do IBEF comandados pelo presidente Sotelino.

Sob o comando do nosso presidente, Eng. Sérgio Sotelino, o IBEF agradeceu a receptividade da equipe da Vale e em seguida foram apresentados pelo pessoal da VALE algumas informações e números muito significativos para a economia do estado e também brasileira:

– O parque fica aberto à comunidade de terça e domingo, sendo que durante a semana o público pode acompanhar os ensaios da orquestra filarmônica do ES.

– A conhecida estrada de ferro Vitória a Minas tem uma extensão de 905 km, transportando 115 milhões de toneladas de minérios.

– Ao mesmo tempo transporta mais de 1 milhão de passageiros por ano em 30 estações, ressalvando que o trem é um ativo social importante, pois o custo da passagem sempre é menor do que os transportes concorrentes.

-O porto de Tubarão (nome dado a forma geográfica da área) possui 4 terminais: Praia Mole, Produtos diversos, Granéis e Tubarão e também o Porto de Produtos Siderúrgicos.

A Pelotização é formada por 7 usinas, sendo que a 8ª. Encontra-se em fase final de construção. A capacidade é de 36,2 milhões de toneladas por ano. Existem ainda outras 3, sendo duas no Brasil e uma no exterior, Omã.

O Complexo de Tubarão abriga hoje 20 mil trabalhadores, entre empregados, clientes, fornecedores e contratados. 8 refeitórios que atendem a 15 mil usuários. 14 km2 de área com 250 km de linhas férreas internas , 50km de vias pavimentadas, sendo que 38% de toda área é ocupada pelo verde.

Na foto o novo aspecto jovial e multicolorido da área industrial da VALE.

Empresa certificada pela ISO 14001, desde 2001, sendo que em 2007 foi regulamentado o Termo de Compromisso Ambiental. Os destaques nessa área estão na aplicação do polímero para se evitar a poeira do minério, como forma de impermeabilização. Também registra-se a Aspersão de Água e o uso dos 21 Precipitadores Eletrostáticos. Para completar o conjunto de ações preventivas na gestão ambiental destaca-se o Enclausuramento das transferências de correias transportadores, Calhas nos carregadores de navios, os famosos Wind Fences – Barreiras de Navios – entre outras medidas.

Estivemos em vários pontos da Usina, e em Particular no Edifício Helio Ferraz, na área da cobertura onde se pode observar vários setores da empresa e também da própria cidade de Vitória. O cenário é fantástico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *