Na foto o sociólogo José Pastore e o presidente do CRA ES, Marcos Félix.
O que as empresas querem?
Durante palestra na última segunda, dia 09, sociólogo José Pastore comentou o que as empresas buscam na hora de contratar
Bom senso, raciocínio lógico, trabalho em grupo, comunicação, habilidade de escrita e competência em sua profissão e áreas afins. Para o sociólogo e especialista em mercado de trabalho, José Pastore, essas são as características mais procuradas pelas empresas na hora de contratar funcionários. A informação foi repassada para uma plateia de 600 pessoas na noite da última segunda, dia 09, durante a palestra Tendências das Relações do Trabalho e Papel do Administrador Moderno, realizada no cerimonial Itamaraty Hall, em Vitória.
Um dos principais desafios para o profissional é investir em sua educação, uma vez que esse é o fator que garante aos profissionais a aptidão para acompanhar as necessidades do mercado. O apadrinhamento e a conclusão de um curso superior não são mais garantias de emprego porque o funcionário incompetente gera custos e diminui a competitividade das empresas, ressaltou Pastore.
Um fator que está alterando as relações do trabalho são o avanço das tecnologias e o aumento da concorrência. Além da modalidade de emprego fixo, para a qual se fala em relação de emprego, surgem a cada dia inúmeras outras formas de trabalhar, como é o caso do trabalho por projeto que tem começo, meio e fim e depois disso começa outro (ou mesmo simultaneamente), o trabalho autônomo continuo ou casual o trabalho avulso, o trabalho a distancia e várias outras formas, analisa José Pastore.
Neste novo cenário, o gestor assume o desafio de garantir o máximo de produtividade dos trabalhadores, ao mesmo tem que oferece qualidade de vida. Os funcionários passaram a ser demandados a trabalharem em grupo e a cultivar valores do mundo do trabalho como pontualidade, cordialidade, disciplina e comprometimento. Porém, também passaram a exigir tratamento condigno, respeito à sua pessoa e à sua profissão, salários adequados e proteções à sua saúde física e mental. O relacionamento se tornou demandante dos dois lados, destaca o sociólogo José Pastore.
A palestra Tendências das Relações do Trabalho e Papel do Administrador Moderno abriu a programação que o Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES) preparou para o mês de setembro, quando são comemorados os 48 anos de regulamentação da profissão de administrador. Uma série de eventos gratuitos acontecerão em todo o Estado para falar sobre temas importantes da área de gestão.
Além da palestra de José Pastore, a noite do dia 09, o Dia do Profissional de Administração, foi marcada ainda pelo lançamento de um selo comemorativo dos Correios. Esta é uma forma de eternizar, por meio da filatelia, o trabalho desenvolvido pelo CRA-ES para valorizar o profissional e a ciência da administração.
O vice-governador do Estado, Givaldo Vieira, esteve no evento e comentou que os 48 anos de regulamentação da Administração e os 30 anos de criação do CRA do Espírito Santo, coincidem com o momento de crescimento econômico capixaba. Foi na década de 70 e começo dos anos 80 que o Estado passou por sua transição econômica. O modelo adotado aumentou a necessidade por profissionais qualificados e as empresas, por sua vez, evoluíram na sua capacidade de produzir e prestar serviços, disse.
Esse histórico também foi lembrado pelo conselheiro Federal de Administração, Adm. Hércules da Silva Falcão. O trabalho no Espírito Santo começou como uma delegacia do CRA do Rio de Janeiro. Hoje, o CRA-ES se destaca dentro do Sistema por suas ações inovadoras e produtivas, revelou.
As manifestações populares ocorridas em junho foram citadas pelo presidente do CRA-ES, Adm. Marcos Félix Loureiro. As paralisações e greves ocorridas nos revela que a voz popular clama por melhorias em várias áreas públicas, exigindo ética, responsabilidade e transparência na administração. É exatamente em busca disso que o Conselho vai à campo, fiscalizando o exercício profissional, garantindo a lisura dos processos licitatórios dos órgãos públicos e defendendo a lei e a sociedade. Poderíamos contribuir muito mais se todos os cargos da administração pública e privada, que possuem atividades privativas do administrador, fossem ocupados por profissionais qualificados e registrados, ressaltou.
Trajetória
As preocupações com o ensino de Administração no Brasil estão relacionadas por alguns autores à instalação de empresas multinacionais, a partir da década de 40. Na ocasião, o desenvolvimento produtivo do país intensificou a demanda por mão-de-obra qualificada para dar suporte às questões econômicas e administrativas.
À medida que o Brasil avançava nos campos social e industrial, tornou-se imprescindível a presença de profissionais para gerenciar diferentes funções de controle, análise e planejamento das atividades empresariais. Em 1952, foi criada no Rio de Janeiro a Escola Brasileira de Administração Pública (EBAP), pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O país foi o primeiro fora da América do Norte a ter um curso para a formação de Administradores.
Em 1965, no dia 09 de setembro, o então deputado federal Guerreiro Ramos conseguiu aprovar o seu projeto de lei nº4.769, que institucionalizou a profissão de administrador, reconhecendo legalmente o exercício da função no país.
Com a capacitação, o reconhecimento e a regularização da profissão de administrador, o Brasil pôde ver uma crescente melhoria em seus processos de gestão. Esses avanços lançaram as bases para que o País possa alcançar uma posição de destaque e liderança hoje, reivindicando e se posicionando diante de diversos acontecimentos em todo o globo.
PROGRAMAÇÃO MÊS DO ADMINISTRADOR*
Café & Gestão com o Tema: Como Administrar suas Finanças Pessoais
Palestrante: Adm. Herickson Rubim Rangel
Quando: 24 de setembro, às 08h
Onde: Sede do CRA-ES, em Vitória
Inscrições pelo e-mail [email protected]
Projeto CRA Jovem Me formei, e aí?
Palestrante: Adm. Alexandre Wernesbach
Quando: 26 de setembro, às 19h
Onde: Sede do CRA-ES, em Vitória
Palestra Administração Contemporânea – Uma breve trajetória da Administração e as expectativas das organizações modernas
Palestrante: Adm. Mario Borgo
13/09 (sexta-feira) Face – Aracruz
20/09 (quinta-feira) Farese Santa Maria de Jetibá
03/10 (quinta-feira) – F. Castelo Branco – Colatina
Horário: 19h
Onde: No auditório das faculdades
Palestra Mercado de Trabalho X Reconhecimento
Palestrante: Adm. Glauber Cabral
27/09 (sexta-feira) São Geraldo Cariacica
23/10 (quarta-feira) Pio XII – Cariacica
Horário: 19h
Onde: No auditório das faculdades
Palestra: Comunicação nas empresas: contribuição ou desafio?
Palestrante: Adm. Luciano Forrechi
13/09/13 (sexta-feira) FVC São Mateus
17/09/13 (segunda-feira) Unesc Serra
24/09/13 (quarta-feira) Finac – Vitória
Horário: 19h
Onde: No auditório das faculdades
Palestra: Mudança de paradigma: Será que as corporações podem vislumbrar melhor posicionamento estratégico com uso das redes sociais?
Palestrante: Adm. Marcelo Plotegher Campinhos
27/09 (sexta-feira) Unicape Cariacica
*Sujeita a alterações
Para mais informações e inscrições, acompanhe o site www.craes.org.br, e também pelo (27) 2121 0500