FOCO NA QUALIDADE
Nossa experiência uma breve história
A partir de 1976 começamos a ter contato com a filosofia e prática da Qualidade quando iniciamos nossas atividades na Usiminas, e em especial a partir dos contatos com nosso parceiro, Nippon Steel Corporation do Japão. Aqui começa nossa história.
Nos anos 80 participamos da construção de uma das maiores usinas siderúrgicas do mundo a Cia. Siderúrgica de Tubarão, presidida na época pelo Eng. Arthur Carlos Gerhardt.
Dr. Arthur voltando de uma reunião no Japão com a sócia Kawasaki Steel Corporation trazia consigo uma breve recomendação que tinha como título, 14 PONTOS DO DR. DEMING (Out of the Crisis). Uma nova história de sucesso começava no Espírito Santo com a CST (hoje Arcelor Mittal) e parceiros locais, a CVRD (Hoje Vale S.A.), Telest, W. Martins, Incospal, Calçados Itapuã e tantas outras empresas e organizações que possibilitaram a criação da União Brasileira para a Qualidade Seccional ES (Veja página no Facebook e no www.ubq-es.com.br)
Nossos parceiros no Brasil nos davam cobertura técnica e apoio na difusão e prática da qualidade em terras capixabas, onde destacamos a Volkswagen do Brasil (Márcio e Gianello), Embraer (Dartagnan), Qualitymark Editora (Mohamed), UBQ MG (Valéria), FAAP (Victor Mirshawka), AGQ (Clóvis), UBQ-RJ (Tadeu, Romeu), e tantas outras organizações e pessoas que uniram esforços para defender as causas da Qualidade.
O DIA MUNDIAL DA QUALIDADE Uma grande oportunidade
O Dia Mundial da Qualidade 14/11/2013, está se aproximando rapidamente. Esta é a sua oportunidade de levantar consciência da qualidade e do papel vital que ela desempenha na criação e manutenção empresas bem-sucedidas.
Para ajudar você a começar, elaboramos este pacote, cheio de ideias e conselhos, para garantir que o seu evento seja um grande sucesso. Aqui você vai encontrar informações do dia anterior da Qualidade no Mundo eventos, recursos para auxiliar no planejamento e promoção do seu evento, materiais que você pode usar no próprio dia e muito mais.
O que é o dia Mundial da Qualidade?
O Dia Mundial da Qualidade foi introduzido pelas Nações Unidas em 1990 para aumentar conscientização global sobre a importância e contribuição de qualidade para o crescimento e prosperidade. Em 2013, o Dia Mundial da Qualidade cai em 14 de novembro, com uma semana de duração celebrações em todo o mundo execução de 11 a 15 de novembro.
O tema deste ano, Colaboração, tem foco na importância de se trabalhar com colegas e fornecedores para garantir o sucesso.
A mensagem principal em 2013 é a incorporação de princípios de gestão da qualidade em colaboração aos esforços não só assegura a sobrevivência durante tempos de incerteza, mas também fornece a vantagem competitiva que leva ao sucesso incomparável.
Por devemos nos comprometer com a causa da qualidade?
O Dia Mundial da Qualidade é a sua oportunidade de sensibilizar para o tema qualidade e o papel vital que desempenha na criação e manutenção de empresas de sucesso. Em outras palavras, esta é sua chance para mostrar aos seus colegas superiores e gestores que os profissionais de qualidade os fazem por ser tão importante!
Ao se envolver na semana da Qualidade 2013 você pode …
- influenciar a alta administração buscando adesão e compromisso;
- Criar relações de trabalho mais fortes com seus colegas via sinergia orientada para resultados;
- Elevar o perfil da gestão da qualidade em sua organização;
- Compartilhar conhecimentos e interagir com outros profissionais de gestão da qualidade;
- Aumentar o interesse na gestão da qualidade na comunidade em geral.
- Proporcionar o salto qualidade, inovação, produtividade e competitividade.
CHECK LIST: Organizando o evento DIA MUNDIAL DA QUALIDADE veja as dicas
Muita gente pergunta como preparar o Dia Mundial da Qualidade. Claro que isso pode variar muito de empresa para empresa, dos recursos disponíveis, de orçamento, etc Mas as dicas abaixo podem facilitar para que você estabeleça seu próprio método, adaptando-as à sua realidade:
O que você precisa
Organizador (provavelmente você mesmo
)
Auxiliares muitos na empresa podem ajudar
Audiência funcionários / fornecedores / clientes
Preparação
Antes de iniciar seu planejamento, garantir que o desejo de promover a qualidade dentro de sua organização é apoiado pela Direção.
Método
1. MENSAGEM: Confirme o propósito do seu evento e as informações que você está tentando transmitir. A mensagem deve ser clara, concisa e fácil de entender.
2. AUDIÊNCIA: Definir para quem é a mensagem você pode decidir realizar um evento para promover a qualidade internamente ou para assegurar que fornecedores e parceiros também estão comprometidos.
3. MEIO DE TRANSMISSÃO: Depois de ter definido a sua mensagem e o público, você terá de decidir a melhor forma de passar a sua mensagem:
a. Em projetos internos para o pessoal não-gerencial às vezes é adequado fazer um evento divertido, como um dia de esportes ou gincana de conhecimento, para inspirar o envolvimento e cooperação. Para sua equipe de gestão, pode ser apropriado ter um dia de distanciamento, onde vocês saem da empresa para uma sessão de brainstorming e planejamento estratégico. Há muitas ideias de como promover a qualidade Veja também o site Qualiblog com dicas e ideias.
b. Embora estas ideias visem incentivar o trabalho em equipe, certifique-se que não se esqueçam da sua mensagem. Tenha uma breve apresentação no início do dia e sessões temáticas para garantir que ela permaneça à frente na mente das pessoas.
4. CRONOGRAMA: Decidir sobre datas evitar dias e/ou horários que possam interferir com outros eventos, impedindo a presença do público-alvo, mas lembre-se de focar especialmente o dia , mas lembre-se de focar especialmente o dia 14 de novembro.
a. Prepare um cronograma para o evento, o que vai começar como um esquema básico de seus planos, mas será um documento vivo, com detalhes em desenvolvimento enquanto se aproxima o seu prazo.
b. Criar um esboço para o dia detalhando cada segmento, tais como a participação antecipada, tempo necessário para preparação de cada atividade, início e término, requisitos para produção das atividades Não se esqueça de levar em consideração tudo o que pode afetar o tempo, tais como pausas para o almoço, viagens e descanso.
5. LOCALIZAÇÃO: Escolha uma localização conveniente com base na facilidade de acesso dos seus convidados. Se você não pode fazê-lo na empresa, considere o tempo de deslocamento, custos e acessibilidade.
a. Se você usar um local externo, leve em conta a estação do ano, em particular, a demanda para o local e o clima durante a realização do evento.
b. Se possível, visite o local e avalie os recursos. A maioria dos locais têm organizadores de eventos para te ajudar e fornecer outras informações sobre a adequação do local para o seu evento.
6. DELEGUE: Atribua tarefas convoque pessoas para ajudá-lo a lidar com a administração, entretenimento, palestrantes, local, comes e bebes, marketing e finanças.
7. ORÇAMENTO: Criar um balanço para registrar despesas de cada área de seu evento e receitas esperadas, com base em doações ou patrocinadores, se for o caso.
a. Verifique se você tem recursos para pagamento de todos os fornecedores e uma reserva para contingências, para imprevistos de última hora, despesas adicionais, etc.
8. ANUNCIE: Uma vez que o evento foi definido, decida como você vai divulgar. Isto pode ser feito através de folhetos, boletins informativos, cartazes, e-mail marketing, matéria no site, no blog e também nas redes sociais (especialmente fan page do Facebook e twitter) ou telefonemas.
a. Qualquer e-mail direto deve incluir uma confirmação de interesse ou um acompanhamento para garantir que não tenha sido perdido ou ignorado.
i. Uma confirmação de interesse requer que o destinatário faça alguma coisa para que você saiba que ele se interessou.
ii. Um acompanhamento (de um panfleto, por exemplo) pode ser um e-mail ou telefonema, que proporciona o contato pessoal e também torna mais fácil para você avaliar aquelas pessoas que não estão interessadas ou simplesmente ignoraram.
b. Se você optar por anunciar seu evento, escolha o seu mercado com cuidado. O dinheiro pode, por vezes, ser desperdiçado por segmentação imprecisa.
9. INFORMAÇÃO DE APOIO: Deve garantir que os convidados tenham todas as informações necessárias sobre o evento, incluindo:
a. o programa com detalhes sobre patrocinadores, expositores, palestrantes ou atrações.
b. mapa e rotas possíveis para o local.
c. detalhes de contato com o local e os organizadores em caso de eventuais problemas.
10. NO DIA: O dia do evento pode ser estressante, mas com um planejamento cuidadoso você estará seguro de que tudo vai bem e poderá se divertir junto com os convidados! O mais importante é permitir que seus auxiliares se concentrem em organizar suas atividades e incentivá-los ao longo do evento uma palavra positiva pode fazer maravilhas! Tire muitas fotos para sua pós-promoção, que será uma grande oportunidade de mostrar a todos o sucesso do evento.
11. ACOMPANHAMENTO: Peça aos participantes para fornecer feedback sobre o conteúdo do programa e o formato, instalações, palestrantes, refeição e outras atividades.
a. Distribua formulários de avaliação imediatamente após a o evento enquanto as opiniões ainda estão frescas e você pode coletar as informações. Caso contrário, envie a avaliação por e-mail o mais rapidamente possível, de modo que os participantes recebam quando retornarem ao trabalho.
b. Realizar uma reunião pós-evento com os envolvidos para avaliar o caso, rever o orçamento e decidir o que funcionou e o que poderia ser melhorado. Escrever um relatório da reunião com os prós e contras para informar a Direção.
c. Escreva cartas de agradecimento aos funcionários, palestrantes, patrocinadores, pessoal local e outros fornecedores, por uma questão de cortesia e na preparação para eventos futuros.
Adaptado do folheto How to Organise a World Quality Day Event CQI
Fontes: Dia Mundial da Qualidade 2013 – Portal Qualidade Brasil -, CQI, Qualiblog.com.br, UBQ-ES, CEBICT, InovaFindes, FEST, Qualitymark Editora e colaboradores.