Como definir as competências de um líder? O professor, consultor e especialista em Gestão Estratégica, Adilson Neves responde essas e outras questões em seu novo livro.
O novo livro do professor Adilson Neves já está na praça, e será distribuído em todo o Brasil pela Barra Livros, editora sediada no Rio de Janeiro.
A obra é fruto de suas experiências pessoais depois de atuar como consultor empresarial com ênfase em Gestão Estratégica e formação de lideranças no Brasil e no exterior. O professor Adilson Neves ressalta que as organizações estão em xeque frente a um novo desafio, desenvolver e praticar a liderança estratégica por conta de uma escassez de líderes especializados, principalmente agregando visão global.
E como definir as competências de um líder? Segundo o autor, trata-se de um conjunto de habilidades que permitem aos gestores pensar em termos de curto, médio e longo prazo. O líder estratégico é fundamental nas organizações por estar também comprometido com o acompanhamento dos cenários para não permitir, sob nenhuma hipótese, a paralisia burocrática. O foco é gerar resultados sustentáveis, através do comprometimento das pessoas, sem perder de vista a ética e valores, o pensamento estratégico e a visão de futuro, explica Adilson.
Na prática, grande parte das organizações acredita que o sucesso do planejamento estratégico é reflexo de um plano bem estruturado, o que não é verdade. Na realidade, o segredo do sucesso é estruturar e executar o plano. A execução é a parte operacional mais importante e não pode ser negligenciada, afinal, não se trata apenas manter o foco no curto prazo; e sim a estratégia alinhada para que aos objetivos de longo prazo sejam cumpridos.
O diferencial que torna uma pessoa líder é a forma de atuar com os olhos voltados para o futuro, tendo em mente que ele está em constante inovação; desenvolvendo e superando padrões de desempenho sempre melhores. Por isso, o papel do líder com visão estratégica é fundamental para unificar e compartilhar com todos os envolvidos a visão de futuro da organização. É impossível dissociar estratégia, liderança e inovação. Esses são pilares essenciais.
Acompanhamos o prof. Adilson na última semana em sua palestra no auditório da Unidade de Negócios em Vitória, onde abordou vários e importantes tópicos do livro. A temática, pela importância, sugere uma boa leitura e aprofundamento.
Obrigado Getúlio pelo apoio. Quando escrevi este livro a intenção foi a de compartilhar experiências e o desejo de que as PME’s, a quem você atende com altíssima competência como consultor, possam aprender mais de estratégia e de liderança para que o Brasil possa ser cada vez melhor.