Os 8 princípios dão o roteiro básico e fundamental para uma boa gestão empresarial. Qualquer possibilidade de diagnóstico e estabelecimento de planos de ação com base nos 8 princípios, por certo, irão determinar estratégias factíveis para a melhoria da organização.
De uma forma geral as organizações que querem ter resultados consistentes de produtividade e lucratividade reclamam da falta de um roteiro para a implementação de procedimentos e sistemas de controle que possam gerar estabilidade e crescimento. Com os 8 princípios e um coordenador aplicado e disciplinado os bons resultados não tardarão a aparecer na empresa.
De micro, pequena, média até a grande empresa (Vale também para as organizações públicas), a responsabilidade pelo projeto de melhoria deve variar, portanto, de acordo com o tamanho. Nas micro e pequenas empresas o próprio dono deve ser o guardião das atividades de melhoria de resultados. Nas médias e grandes empresas há necessidade de um técnico, de preferência com nível superior para coordenar todos os movimentos que devem ser ativados para a melhoria da produtividade.
O roteiro está posto, agora é o momento de implementar. Para maiores detalhes, estude a ISO 9001 e aja fortemente no sentido de se estabelecer um robusto sistema de gestão com foco em resultados.