325 projetos são selecionados para a segunda etapa do Prêmio Nacional de Inovação
Ideias foram escolhidas dentre mais de 2 mil inscrições. Vencedores serão conhecidos em maio 2014.
O Prêmio Nacional de Inovação 2013 entrou na segunda etapa para escolha dos melhores projetos desta edição. Ao todo, foram recebidas 2.022 inscrições de todo o país um recorde. Dessas, 325 ideias foram selecionadas e, durante o mês de janeiro 2014, as empresas passaram por entrevistas individuais. A maioria das propostas veio da região Sul, com 114 projetos selecionados, seguida do Sudeste (109), Nordeste (51), Norte (30) e Centro-Oeste (21).
VEJA A RELAÇÃO DE PROJETOS SELECIONADOS POR ESTADO
(*) Em negrito, estados com 10 ou mais projetos selecionados
Acre: 2, Alagoas: 12, Amazonas: 8, Bahia: 6, Ceará: 4, Distrito Federal: 9, Espírito Santo: 5, Maranhão: 8, Minas Gerais: 15, Mato Grosso do Sul: 9, Mato Grosso: 3, Pará: 9, Paraíba: 7, Pernambuco: 5, Piauí: 4, Paraná: 25, Rio de Janeiro: 13, Rio Grande do Norte: 2, Rondônia: 10, Rio Grande do Sul: 68, Santa Catarina: 21, Sergipe: 3, São Paulo: 76, Tocantins: 1
Para a terceira etapa, no mês que vem (fevereiro), serão escolhidos 108 projetos a partir da avaliação da comissão julgadora. As empresas concorrem a R$ 900 mil pré-aprovados no Edital SENAI SESI de Inovação. Como premiação, também há missão técnica internacional e cursos de educação executiva. Participam da disputa empresas de micro, pequeno, médio e grande portes.
Os doze vencedores serão conhecidos, em Brasília, no dia 13 de maio. O Prêmio é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizado pela CNI e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Tem o apoio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Movimento Brasil Competitivo (MBC), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.
CATEGORIAS
Gestão da Inovação busca reconhecer métodos, técnicas e ferramentas de gestão da inovação que estabeleçam um ambiente propício ao desenvolvimento de projetos inovadores.
Agente Local de Inovação direcionada a micro e pequenas empresas atendidas pelo Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae nos setores de indústria, comércio e serviços.
Inovação Tecnológica valoriza projetos de produtos ou processos que contribuem para o aumento dos níveis de competitividade da empresa.
Inovação em Modelo de Negócio premia a forma como projetos são levados ao mercado a fim de aprimoramento de modelos de negócio capazes de gerar impactos na empresa.
Apenas os vencedores na categoria Gestão da Inovação concorrem aos R$ 900 mil pré-aprovados no Edital SENAI SESI.
As etapas do Prêmio Nacional de Inovação:
A equipe do InovaFindes já se mobiliza para viabilizar os projetos do ES no processo de seleção e ao mesmo tempo em que se estrutura para a versão 2014/2015 do Prêmio.
Equipe InovaFindes: Diretores de Inovação: Luiz Alberto Carvalho e Luiz Toniato, Gestor Findes: João Marcos Del Puppo, Gestor de Inovação: Iomar Cunha, Especialistas: Bruno e Tiago, Consultora de Projetos: Kátia Cunha, Consultor de Gestão da Inovação: Getulio Ferreira.