O Google lançou na manhã desta última segunda-feira (10) o Desafio de Impacto Social, uma competição de inovação voltada para organizações não-governamentais e entidades sem fins lucrativos. As instituições interessadas precisam escrever projetos que utilizam alguma forma de tecnologia para resolver questões sociais. Serão quatro vencedores, que receberão um milhão de reais cada.
A gente pretende mostrar o poder da criatividade das ONGs nacionais e o poder que a tecnologia tem em resolver problemas. Problemas não necessariamente ligados com tecnologia do Google. Tecnologia num conceito mais amplo, para que a gente melhore áreas como saúde, educação, saneamento, segurança, afirmou Fábio Coelho, diretor-geral do Google Brasil.
As inscrições começaram na segunda feira, 10 de fevereiro, e seguem até o dia 12 março no site. Após esse período, funcionários do Google irão avaliar os projetos seguindo critérios como inovação, viabilidade e histórico da ONG candidata. Em 29 de abril serão anunciados os 10 finalistas, cujos projetos estarão disponíveis para votação popular no site da competição. A final acontecerá no dia 8 de maio, quando uma banca de juízes escolherá três ganhadores. O outro ganhador virá por meio da votação online.
O painel de juízes é formado pela diretora do Google.org Jacqueline Fuller, Luciano Huck, o presidente do grupo têxtil Coteminas Josué Gomes, MV Bill e Viviane Senna. Esta estava presente no lançamento oficial e comentou sobre o desafio: Eu entendo o esforço do Google como uma iniciativa nova no Brasil. É uma iniciativa de se sentir corresponsável pelo destino do país. O segundo ponto é essa corresponsabilidade ser exercida dentro do seu DNA. Você ter uma empresa de tecnologia como o Google indo pintar creches ou algo desse tipo é um desperdício. A melhor forma de uma empresa ajudar o país é colocar o seu DNA, a sua melhor competência a serviço do país.
O Brasil é o terceiro lugar do mundo a receber o Desafio de Impacto Social. Reino Unido e Índia já realizaram a competição. A gente está muito feliz de ter trazido esta iniciativa ao Brasil, pois ela é uma combinação de vários elementos. Combina o terceiro setor, a criatividade do brasileiro e tem também a capacidade de empreender usando a tecnologia do bem, disse Coelho. Segundo ele, o objetivo do Google Brasil é bater os números do Google na Índia, que teve mais de mil projetos inscritos e mais de um milhão de votos populares.
Alô pessoal das ONGs brasileiras: Vamos participar!
Fonte: Info.abril.com.br