Os desafios continuam nos 3 pilares (básicos) do sistema de QUALIDADE TOTAL nas organizações. Em tempos de China a Qualidade Intrínseca sugere atenção redobrada. Ao longo do tempo os exemplos da indústria automotiva japonesa nos mostraram e ao mesmo tempo provaram que se podia fabricar carros com qualidade superior com baixo índice de defeitos. Nesse meio tempo surgiu o conceito de 6sigma, ou seja conseguir índices de 3,4 defeitos em 1 milhão de execuções (Quase zero defeito, não é mesmo?). Tais resultados nos deixam muito desconfortáveis pois estamos acostumados a controlar em percentuais – partes por 100. O caminho na Qualidade é longo! E ainda, se a qualidade continua em alta o mesmo se aplica à Confiabilidade (qualidade ao longo do tempo)!
Outro ponto importante é a questão do Atendimento/Prazo. Na semana passada conversava com um primo, empresário do ramo de Vidraçaria, Enildo Garcia (Vidraçaria REAL, Ouro Branco – MG) e ele me dizia que não faz mais compra de fornecedores de Belo Horizonte. Muito ao seu jeitão pragmático Enildo completa: “eles não sabem atender um cliente”. Para quem entende, diz o ditado mineiro, “um pingo é letra”. Aqui ficamos pensando nas atrocidades que são cometidas em todos os setores da economia nesse quesito do ATENDIMENTO: hospitais, escolas, Detrans, Clínicas, Supermercados, e vai por aí… a lista é longa. Já pensou?
Para completar vem o 3o. ponto do tripé da Qualidade Total, o CUSTO. Esse item fundamental começa com a compra. A organização que sabe comprar tem maior flexibilidade na gestão do processo e também nas vendas. Se é o mercado que determina quanto vai pagar pelos serviços e produtos, resta ao gestor, empresário, diretor, etc, controlar os seus custos internos (de produção e de falhas internas e externas). A maior parte das micro, pequenas, médias e algumas grandes empresas não tem um sistema de gestão de custos bem formulado e praticado. Poucas são as organizações que transformam os seus controles em sistemas gráficos de análise e tendências para facilitar a decisão gerencial.
Enfim, a pergunta que se faz é a seguinte: Sua organização tem nível de excelência em Qualidade, bom atendimento e respeito aos prazos e baixo custo para alavancar vendas e negócios? Pense a aja nesses 3 pontos e comece a comemorar o sucesso de empreendimento no mercado.