Redes e competitividade – Sinergia na educação

REDES, INOVAÇÃO E EDUCAÇÃO

Estudos apontam que a estrutura organizacional das empresas pode influenciar no desenvolvimento dos processos que envolvem ações inovadoras, e a estrutura organizacional de acordo com a concepção das REDES, vem apresentando-se como uma alternativa favorável ao desenvolvimento de atividades inovadoras.
No mundo empresarial, na medida em que a concorrência entre as empresas cresce rapidamente, gerando cada vez mais incertezas, a estruturação de redes e/ou em redes, constitui-se uma alternativa de sobrevivência, pois possibilita estabelecer, mais facilmente, alternativas coletivas de inovação.

IMG_1402As empresas inovam com o objetivo de defender seu posicionamento competitivo bem como para desenvolver novas vantagens no mercado de atuação. Uma empresa pode inovar, por exemplo, com o proposito de evitar a perda de sua fatia de mercado ou pode ter um comportamento proativo para ganhar posições de mercado.

Em se tratando da Educação Profissional um dos desafios que se apresenta para as organizações escolares é como educar para a sociedade que agora se estrutura por meio de redes. Tal fato impõe o desenvolvimento de outras competências no estudante que, posteriormente, integrará empresas articuladas em redes as quais buscam na inovação uma solução para os desafios decorrentes da globalização, entre eles o da competitividade. A inovação escolar pode se dar em diferentes âmbitos, seja no âmbito da gestão escolar como no âmbito pedagógico. Inovar em educação não se restringe a disponibilizar aos estudantes acesso às novas tecnologias de informação e comunicação.

Entendemos que a gestão das unidades escolares também se constitui elemento fundamental para a promoção da inovação. Vislumbramos como alternativa a gestão em rede também por parte das escolas.
Da mesma forma como as empresas podem se organizar em rede, pautadas nas mais diversas tipologias com o intuito de cooperação e também para buscar soluções inovadoras, também as escolas podem passar a adotar tal forma de organização. Entre os benefícios da adoção da gestão em rede pelas unidades escolares, destacamos:

• Desenvolvimento de visão altamente multidisciplinar e fortemente baseado em áreas de conhecimento transversais;
• Realização de parcerias com outros centros de pesquisa e educação visando a complementaridade de IMG_1774conhecimentos necessários para desenvolvimento e oferta de serviços de maior complexidade;
• Proximidade com a fronteira do conhecimento, permitindo ofertar para a sociedade serviços educacionais e tecnológicos de vanguarda;
• Transferência de tecnologia para centros de referência em educação profissional e,
• Atualização de docentes no que se refere às inovações e tecnologias emergentes.

Assim como as organizações empresarias vem rompendo com a lógica da linearidade, passando a se articular de acordo com paradigma da complexidade, cabe às escolas fazer o mesmo, especialmente porque elas têm a missão de formar o cidadão que integrará esse novo contexto social permeado pela complexidade.
As empresas se organizam em redes, as pessoas se relacionam em rede e a escola, como se organiza e se relaciona? Acreditamos ser necessário modificar em grande parte das organizações escolares sua forma de organização e de formação, adotando como alternativa a gestão em rede. Nesse sentido, desde 2012, o Senac-RS vem se mobilizando para implementar Centros de Referência e Inovação. São eles: Centro de Referência em Saúde, Centro de Referência em Informática e Centro de Inovação em Tecnologia da Informação, Comércio e Gastronomia. Com a criação de tais Centros o Senac-RS objetiva maior articulação em rede entre suas unidades escolares, demais centros de pesquisas e organizações empresarias, entre outras, bem como estar em compasso as demandas da sociedade atual.

Fontes: Fundação Nacional da Qualidade – FNQ

Autora: Marta Maria Brackmann, Técnica de Nível Superior vinculada ao Núcleo de Educação Profissional do Departamento Regional do Senac/RS e Paulo Fernando Presser, Gerente de Desenvolvimento Educacional, Supervisão e Orientação Educacional e Projetos Especiais vinculado ao Núcleo de Educação Profissional do Departamento Regional do Senac-RS.

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