O que o presidente da sua empresa quer que você saiba – obra de Ram Charan

RAM CHARANO que Jack Welch, principal executivo da General Electric por mais de 20 anos, e os vendedores de rua tem em comum? A essência do pensamento em negócio é a resposta de Ram Charan, conselheiro da alta direção de grandes empresas, como GE e Ford, em O que o presidente da sua empresa quer que você saiba. (Negócio Editora, 192 páginas).


O objetivo da obra é ensinar como conhecer a companhia, entendendo sua estratégia e prioridades para, então, desenvolver pessoas e tomar as decisões mais eficazes. O segredo dos melhores presidentes, segundo Charan, é o fato de serem “capazes de desmistificar a complexidade e o mistério do negócio, focando nos fundamentos principais”. Esta premissa não é indicada apenas para aqueles que ocupam o cargo mais alto na hierarquia corporativa, já que quando a empresa “tem crescimento lucrativo, são maiores as oportunidades para as pessoas desenvolverem suas carreiras e conseqüentemente ganharem mais dinheiro”. O tamanho da empresa também não é o mais relevante. Os verdadeiros líderes, segundo Charan, sabem disso e têm “habilidade para entender quais as peças para que uma empresa de milhares de pessoas ou de uma única pessoa ganhe dinheiro”. A meta da obra é, então, fazer com que o leitor assimile como qualquer empresa funciona. Para tanto, Charan lembra que presidentes de sucesso passaram por rotinas similares às dos vendedores de rua.

No prefácio do livro, Ram Charan destaca, “Uma lição aprendi: os melhores presidentes – aqueles das empresas mais lucrativas – são iguaizinhos aos melhores professores que você teve. São capazes de desmistificar a complexidade e o mistério do negócio, focando nos fundamentos principais”.

Digitalizar0057 “Jack Nasser, da Ford, primeiro teve sua experiência no pequeno negócio de sua família” e chegou ao mais alto posto da montadora. Ou seja, “todo negócio é igual por dentro”, resumindo-se em caixa, margem, velocidade, crescimento e clientes.


O sucesso depende, portanto, da identificação das bases de lucro da empresa e apontamento das prioridades. É preciso inda encontrar as pessoas certas, eliminando as erradas e desenvolvendo o trabalho em grupo, sem nunca, como diz Charan, esquecer de “ver a empresa como um todo”.

Fontes: Corporate Recursos Humanos, destaques e anotações CEBICT

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