PRIMEIRO PASSO – Adotar um método que permita uma visão sistêmica de todo o processo e sua orientação para os resultados pretendidos. Muitos não querem PENSAR… talvez aí esteja o principal obstáculo ao planejamento. A sequencia do PDCA é simples e pode ser entendida por todos da organização – Planejar com foco no mercado definindo padrões e procedimentos adequados, Treinar todos os envolvidos, Desenvolver a atividade, Controlar os pontos chaves e por fim Agir na correção de possíveis desvios e também na prevenção. Acrescenta-se no último quadrante (A – agir) a questão da Melhoria Contínua – Kaizen, onde o ciclo do PDCA passa para PDCA-I (Inovação).
SEGUNDO PASSO – Definir objetivos claros e mensuráveis. A produtividade e lucratividade vão depender da visão ofensiva – aumento dos out-puts (Vendas), ampliar mercados e melhorar participação e ao mesmo tempo gerenciar todo o sistema de custos de forma a racionalizar os processos sem comprometer a qualidade ao cliente.
A lucratividade é consequência de todo um conjunto de fatores onde a SATISFAÇÃO PLENA DOS CLIENTES é fortalecida por um eficiente trabalho de marketing e relacionamentos claros e consistentes.
TERCEIRO PASSO – A figura do maestro como condutor de uma orquestra organizacional é fundamental para manter todo o processo funcionando. Na figura acima vemos uma série de atributos e habilidades que devem ser maximizadas para que as falhas sejam evitadas. Um bom gerente, como líder das transformações requeridas é de suma importância para o atingimento dos RESULTADOS como também para a sua manutenção.
Concluindo: Método, Objetivos claros e Ação Gerencial – 3 bons argumentos para se encontrar o sucesso na organização focada no mercado.