INOVAÇÃO – definição
Uma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.
Tendo em vista o objetivo de melhorar a competitividade da empresa e, consequentemente, o acesso ao mercado consumidor e o aumento no faturamento, a inovação pode ser realizada em uma série de áreas da empresa. Fonte: https://www.abdi.com.br e InovaFindes.
Financiamento é a principal dificuldade para empresas inovarem, mostra estudo
Pesquisa com 246 executivos de todo mundo indicou também barreira “cultural” para inovação – Fonte: www.inovação.unicamp.br – Guilherme Gorgulho.
A inovação está conquistando mais espaço dentro das empresas multinacionais, mas a escassez de recursos ainda é o principal obstáculo a ser superado. A conclusão faz parte de um estudo da consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC), divulgado neste mês e realizado com 246 presidentes de companhias de diversos segmentos, tamanhos e regiões do mundo. Questionados sobre qual a principal restrição enfrentada para inovar:
43% dos executivos responderam que eram os “recursos financeiros”, enquanto
41% apontaram a “cultura de organização existente”.
Para 30% dos respondentes o principal problema era a “falta de talento” Para 30% dos respondentes o principal problema era a “falta de talento”, enquanto 21% indicaram “fatores políticos e regulatórios”. Do total, 18% optaram pela resposta “tecnologia inadequada”, 14% disseram que “nada os estava barrando de serem inovadores” e 9% declararam que o problema era “fraca liderança ou governança”.
Equilíbrio entre tipos de inovação
O relatório “Unleashing the power of innovation” conclui que, apesar de os recursos financeiros serem apontados como a principal barreira, o tema “financiamento” não foi arrolado entre os principais ingredientes para a inovação. Segundo o levantamento, apenas 1% dos entrevistados
indicaram como primeira opção “capacidade de assegurar níveis adequados de financiamento” como o ponto mais importante entre os elementos que permitem promover a inovação. Entre as três principais respostas para essa questão, apenas 9% indicaram “financiamento”.
“Isso sugere que dinheiro não pode comprar sucesso por si só, mas ele precisa ser administrado de uma maneira inteligente. Isso ocorre especialmente no momento em que o foco está mudando de inovações incrementais para radicais“, destaca o documento. Para a PwC, o equilíbrio adequado entre investimentos em inovações radicais, de alto risco e alto retorno, e incrementais, de baixo risco e baixo retorno, depende das metas de crescimento da empresa.
“Apesar de o equilíbrio real variar, é possível calibrar a abordagem correta para sua empresa e acompanhar o progresso por meio de métricas como o índice de vitalidade [percentual da receita proveniente de produtos ou serviços novos em relação à receita total da empresa]“, afirma o estudo.