Em meio à discussão do Método aprofundamos nossos pensamentos no equilíbrio necessário entre a EMOÇÃO e a RAZÃO (Capra – O ponto de Mutação). Dita, a emoção é a própria definição da visão ampla e criativa do ser humano, entretanto se pouco racionalizada pode também levar-nos ao precipício das decisões fracas e inconsistentes.
Falconi, Vicente (Gerenciamento pelas Diretrizes) diz que o método é a conjugação entre META (Direção) + HODÓS (Caminho), vindos do grego. Nesse caso, que tem método tem maior probabilidade de acerto, pois diferentemente de muitos outros pelo menos sabe a onde quer chegar. Na grande parte das pesquisas feitas com micro, pequenas e médias empresas fica claro a grande deficiência no planejamento, ou seja, na total falta dele.
A figura acima, no que diz respeito aos dois funis, nos leva a dois momentos que se repetem no uso do método – o processo criativo e o processo de racionalização ou priorização – o resultado sistematizado nos leva a INOVAÇÃO.
INOVAR é portanto a determinação de rumos e métricas nos levarão ao sucesso de processos, produtos e serviços, sempre usando a emoção da criação e a consistência da razão, aumentando eficazmente a probabilidade do sucesso.
Concluindo, apresentamos o primeiro princípio (dos 14) de W. E. Deming: “Criar constância de propósito de aperfeiçoamento do produto e serviço (Melhoria Contínua, Kaizen, Inovação), a fim de torná-los competitivos, perpetuá-los no mercado e gerar empregos.”