Líderar é uma arte que pode ser aprendida – sonhando em ser líder

GAF01006

O SONHO FARÁ DE VOCÊ UM LÍDER

 O QUE É SER LÍDER?

 Característica 1: Líder é aquele que se propõe metas pequenas e mostra aos outros como traçá-las

Existem pessoas que fazem as coisas e pessoas que sabem por que as coisas são feitas. E as que fazem as coisas acabam sempre trabalhando para as que sabem por que as coisas devem ser feitas. Por isso, se passar a vida inteira só fazendo coisas, será escravo da pessoa que sabe porque as coisas são feitas.

Característica 2: Um líder nunca diz que não pode

Nunca diga “não posso” porque, enquanto você está dizendo que não pode, nesse exato momento há uma pessoa que está fazendo o que você disse que não podia. E se ela pode fazer, você também pode. Não se deixe levar pelo que pensa e sente. Você deve ser leal à verdade e não aos seus sentimentos. Não permita que os seus pensamentos o arrastem e bloqueiem a sua determinação de ser um vencedor.

DESTAQUE: Um conquistador é uma pessoa que realizou um sonho com toda dedicação e determinação

Característica 3: Um líder caminha com energia e mantêm a autoestima elevada

Quando você tem metas e vai fazendo com que elas se tornem realidade, sente-se melhor, mais motivado e com autoestima elevada. Além disso, quando você tem metas, usa todo o seu potencial para ver o sonho realizado.

Por essa razão, a meta maior é mudar a si mesmo, mudar a maneira de pensar. Um americano chamado Harrison escreveu o livro Subdesenvolvimento é um estado de espírito. Esse homem fez uma análise de por que a Austrália, que tem os mesmos recursos que a Argentina, é um país de primeiro mundo e a Argentina, não. A conclusão é que a cultura, ou padrões de pensamento, é o que faz com que um povo prospere ou viva pobre.

Harrison afirma que a verdadeira riqueza ou pobreza dos povos está na sua maneira de pensar.

O que acontece é que, para a maior parte das pessoas, os problemas são uma tragédia. E isso é falso. Os problemas são como uma escada que nos permite subir a um nível mais alto, significam novas oportunidades para chegar a nossa meta. É por isso que devemos mudar essa estrutura de pensamento herdada de geração em geração e pensar, durante a maior parte do dia, que fomos feitos para resolver qualquer problema.

O único objetivo da dor ou da dificuldade é tirá-lo da zona de conforto e lembrá-lo de que há um sonho que deve ser alcançado. A dificuldade não pode ser uma trava, deve ser um trampolim onde você para e reconsidera os passos que tem pela frente; o estímulo para você construir o que nunca construiu antes.

DESTAQUE: Há um profissional, um professor, um arquiteto, há um artista dentro de você. O problema é que você não sabe.

Nossa mente deve ser feita de soluções e resoluções, de destino e de conquista. No entanto, para ter uma mente assim, devemos considerar que a mente do escravo se agarra ao problema, fala, pensa e chora pelo problema; por outro lado, a mente do conquistador diz: “Vejo uma solução, falo dela porque estou determinado a resolver esse problema.”

 

Fonte: STAMATEAS, Bernardo. Resultados extraordinários. Técnicas e estratégias simples para tornar seus sonhos realidade. Cotia, SP:  Vergara & Riba  Editoras, 2008.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *