Aconteceu na copa. Reportagem do UOL mostra a torcida japonesa, após derrota do seu time para o Costa do Marfim, munidos com sacos de lixo, promover a limpeza do seu espaço na torcida. O fato mereceu destaque na imprensa, mas para quem conhece o modelo nipônico de educação, disciplina e colaboração não se surpreende com a atitude altamente positiva e dignificante da torcida.
Tempos atrás, um presidente de uma empresa de origem japonesa recém chegado ao Brasil não conseguia entender a dificuldade que os brasileiros dessa empresa tinham para manter os seus locais de trabalho e descanso, limpos e organizados. Através do seu chefe do departamento de recursos humanos, introduziu na empresa o PROJETO 5S (já bem conhecido no Brasil: Senso de Descarte, Organização, Limpeza, Saúde/Higiene, Padronização). O projeto não emplacou!
Depois da tentativa, o próprio presidente convocou a diretoria e passou durante uma semana, pessoalmente, munido de baldes, vassouras e produtos de higiene e limpeza, a limpar os banheiros imundos da área industrial. Imaginem a repercussão que esse ato proporcionou…
O exemplo da torcida japonesa bem que poderia contaminar as nossas torcidas, empresas, cidadãos… não é mesmo? Ou como dizia um grupo de CCQ da antiga CST, “melhor do que limpar, é cuidar para não sujar”. Vamos em frente!