A produtividade no trabalho tem sido a grande dor de cabeça dos gestores de empresas de todo porte ou de qualquer setor. Recentemente o site do Jornal do Empreendedor publicou uma pesquisa (ver a seguir) sobre o assunto. O fato da pesquisa ser feita nos EUA não tira o mérito da reflexão para o nosso país, pois o avanço das novas tecnologias não foi impedido por nenhuma barreira, e já está entre nós.
A questão da produtividade do trabalhador brasileiro já vem sendo questionada em outras pesquisas que envolvem também as dificuldades de infraestrutura, gestão de pessoas, ferramentas de estímulo à motivação, instrumentos de trabalho e outras condições que já relatamos aqui no blog Gestão e Resultados.
PESQUISA DA CarrerBuilder
A CarreerBuilder, uma empresa norte-americana de empregos, fez um infográfico interessante revelando quais são os maiores inimigos da produtividade no trabalho. Os resultados são fruto de uma pesquisa feita com 2.138 contratantes e 3.022 funcionários norte-americanos entre 10 de fevereiro e 4 de março de 2014.
O campeão, disparado, é o uso do celular e troca de mensagens afetando 50% dos trabalhadores. Logo em seguida vem a nada saudável fofoca (42%), surfar na internet (38%), redes sociais (38%), pausas para lanches ou para fumar (27%), companheiros de trabalho barulhentos (24%), reuniões (23%), e-mails (23%), colegas atrapalhando (23%), colegas fazendo ligações no alto-falante (10%). Veja mais abaixo:
Aqui temos a chamada dos 10 maiores assassinos da produtividade no trabalho
O uso do celular e mensagens de texto atinge 50% dos motivos assassinos da produtividade no trabalho. Fofocas com 42%, surfar na internet com 39%, e etc.
Neste último gráfico, algumas soluções propostas para melhorar a produtividade. O que você acha que pode ser feito na sua organização?