O sistema é simples e foi inspirado nas aulas que tivemos com o mestre, engenheiro Fumio Mashiyama da Kawasaki Steel Corporation – KSC, Japão – Cidade de Chiba. Naquela época (anos 80) não era comum o pensamento estratégico ser discutido nas empresas e o trabalho se concentrava na execução das rotinas padronizadas e consolidadas nas organizações.
No sistema metodológico apresentado as premissas que levam ao resultado de produtividade são fortalecidas pelas diretrizes estratégica da alta administração. Nos passos seguintes essas diretrizes são desdobradas ao nível da execução. O uso de ferramentas e técnicas científicas dão celeridade e qualidade intrínseca a cada movimento de agregação de conhecimento e valor no processo. O resultado dessa grande sinergia volta, através do corpo de especialistas e gerente líderes para a alta administração em forma de resultados consistentes que vão confirmar as diretrizes traçadas, ou até mesmo, superá-las em diferenciação, inovação, qualidade, custo e prazo. SUCESSO!
Nos posts seguintes iremos detalhar mais o papel dos gerentes líderes, comprometimento da equipe, ferramentas, Círculos de Controle da Qualidade, Kaizen, e outros meios e métodos. Aguardem!