Na visão de Paes de Barros da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República não adianta simplesmente focar a distribuição de renda, é preciso que haja maior eficiência da economia, ou seja, precisamos da velha e boa PRODUTIVIDADE.
Para aumentar a produtividade (Exame 1067), segundo Paes, o governo e a iniciativa privada precisam ter sete objetivos para se conseguir chegar ao desempenho máximo:
- Melhorar nossos produtos e exportá-los mais;
- Investir em infraestrutura;
- Melhorar o ambiente de negócios;
- Focar a inovação e absorção de tecnologia;
- Atrair investimentos;
- Facilitar o acesso a insumos e
- Melhorar a qualidade dos nossos trabalhadores.
Segundo o secretário, é tudo isso junto. E ainda: teremos de criar mecanismos para medir resultados nessas sete áreas, avalia-los e fazer correções de rumo. Não existe bala de prata afirma.
Tudo isso nos lembra, no foco técnico, que todos estão precisando de maior competência em seus planos estratégicos (se é que aplicam), sistema de gerenciamento de indicadores e um nível de educação e treinamento superior a 100 horas por funcionário, por ano, como fazem as melhores organizações do mundo.
Aqui no blog, estamos sempre batendo nessa tecla da Produtividade, e com certeza os atributos da QUALIDADE e o da INOVAÇÃO são elementos vitais para alcança-la. Os sete pontos de Paes de Barros podem muito bem se juntar aos 14 Pontos do Dr. Deming, não é mesmo?