Os nossos debates recentes passam pela relação EFEITO X CAUSAS, ou seja, nada acontece por acaso. Para um determinado EFEITO, desejável ou indesejável, teremos sempre um conjunto de causas. Os resultados de processos, sistemas e ou projetos são efeitos desejáveis, ou seja, são metas e ou objetivos planejados para acontecer no tempo certo, quantidade, custo e qualidade, portanto a palavra de ordem é PLANEJAR PARA ACONTECER.
Os resultados pretendidos podem ser atingidos de diversas formas – via autoritária (manda quem pode, obedece quem tem juízo), via liderança focada em resultados ou um misto de autocracia e democracia no ambiente de trabalho. O certo é que a organização vive de resultados (efeitos) e compete aos gestores (lideres ou chefes) obtê-los. Evidentemente que o nosso desejo é que sejam obtidos com a melhor qualidade e no melhor ambiente possível, o ambiente de felicidade e motivação no trabalho – aqui floresce a criatividade e a inovação, ou seja, o famoso clima positivo e inspirador no trabalho.
Nossas considerações nas últimas intervenções e palestras realizadas sobre o assunto nos levam ao conjunto de causas (Endomarketing – Wilson Cerqueira) – Qualitymark Editora, que nos ligam a pontos do sistema de causas dos fatores indispensáveis de Felicidade e Motivação, enquanto efeito esperado – São elas: A Auto Estima como condição pessoal, a Empatia, Transparência, Afetividade, Espírito desarmado, Disposição para a Ação, Promessas cumpridas e projetos.
Um exame detalhado do conjunto de causas não resolve o problema complexo da motivação, mas dá confiança e entendimento do conjunto das variáveis que poderão proporcionar uma nova visão da vida, resultados e sucesso. Para pensar e agir!