Einstein já dizia que o importante é não parar de questionar. A curiosidade tem a sua própria justificativa racional para existir… Não perca nunca essa sacrossanta curiosidade Albert Einstein.
Os Círculos de Controle de Qualidade da empresa VALE S.A. sediados no Espírito Santo usam o método dos 5 Porquês para seus trabalhos de melhorias e inovação no ambiente da fábrica. Temos acompanhado esses trabalhos através dos encontros da União Brasileira para a Qualidade UBQ-ES, onde os CCQs concorrem anualmente ao posto de melhor trabalho no estado.
Interessante observar como os grupos usam o método e de forma disciplinada vão questionando e chegando à raiz do problema para então determinar sua melhor solução e encaminhamentos. Os 5 Porquês pode ser chamado de técnica, ferramenta ou método o nome não importa, mas sim os resultados organizados e criativos advindos da sua utilização.
O que é os 5 Porquês?
Os 5 Porquês é uma técnica para encontrar a causa raiz de um defeito ou problema.
É uma técnica de análise que parte da premissa que após perguntar 5 vezes o porque um problema está acontecendo, sempre relacionado a causa anterior, será determinada a causa raiz do problema ao invés da fonte de problemas.
Esta ferramenta é muito usada na área de qualidade, mas na prática se aplica em qualquer área, e inclusive pode ser muito útil em seu dia a dia.
É uma ferramenta simples de resolução de problemas que foi desenvolvida por Taiichi Ohno, pai do Sistema de Produção Toyota e consiste em formular a pergunta Por quê cinco vezes para compreender o que aconteceu (a causa-raiz). Nada impede, porém, que mais (ou menos) do que 5 perguntas sejam feitas. O número 5 vem da observação de Ohno de que esse número costuma ser suficiente para se chegar a causa raiz.
Ele usa um conjunto específico de etapas, com instrumentos associados, para encontrar a causa primária do problema, de modo que você pode:
- Determinar o que aconteceu.
- Determinar por que isso aconteceu.
- Descobrir o que fazer para reduzir a probabilidade de que isso vai acontecer novamente.
Por qual motivo são 5 porquês?
A razão é que geralmente quando indagados sobre o que causa um problema, o ser humano tende a culpar alguma coisa ao invés de raciocinar e realmente procurar a causa.
Geralmente se diz que:
No 1º porquê, temos um sintoma
No 2º porquê, temos uma desculpa
No 3º porquê, temos um culpado
No 4º porquê, temos uma causa
No 5º porquê, temos a causa raíz
Por quê utilizar os 5 porquês?
Ajuda você a identificar as causas do problema e mapear o conjunto das situações observadas. Ajuda você a determinar a relação entre as diferentes causas de um problema.
É uma das ferramentas de análise mais simples, pois é fácil de concluir, sem análise estatística.
Fontes: CCQs da VALE S.A. Vitória ES. Banco de dados da UBQ.ES e https://www.apostilasdaqualidade.com.br/os-5-porques-5-why-analise-da-causa-raiz/#ixzz3DNsks4Nd