SOLUÇÃO DE PROBLEMAS – O método Einstein

GAF 2014_007Colabora nesse post a especialista de Inovação do SEBRAE-ES, Camila Dalla. Estamos na persistente luta em desenvolver na cabeça dos empresários e seus colaboradores, métodos e ferramentas que possam melhorar a capacidade de solucionar problemas (correção) e também prevenir problemas.

Alguns caminhos já vem sendo trilhados, sempre considerando a capacidade CRIATIVA de grupos de pessoas que se unem para pensar, planejar, executar, controlar e melhorar de forma consistente e profunda os processos e produtos.

A concepção de PROBLEMA deve ser analisada sob o ponto de vista de: a) Desempenho de algo fora do padrão estabelecido – exemplo: um determinado desempenho de consumo está acima do padrão idela. e b) Expansão de uma base de mercado – exemplo: você quer que sua empresa aumente sua área de atuação em vendas. Ambos são problemas, porém com pontos de vistas diferentes, concorda?

Em qualquer caso, recomendamos o uso do PDCA como método ideal para a organização mental, criativa e racional ao mesmo tempo, e também o uso da gestão das variáveis importantes para sua organização (BSC). Recomendamos também os treinamentos nas ferramentas e também nos métodos de gestão, acompanhamento, controle, e melhorias contínuas (Kaizen). SUCESSO!

Um comentário em “SOLUÇÃO DE PROBLEMAS – O método Einstein”

  1. Meu amigo, fico feliz de sempre estar vendo no seu blog matérias que procuram nortear os empresários, executivos e colaboradores das empresas capixabas e brasileiras, para a questão da qualidade. Sabemos que já melhoramos alguma coisa, mas ainda temos muito por fazer.
    Pela minha experiência profissional, tive a grata oportunidade de conviver com colaboradores da empresa Vale que sempre buscaram melhorar suas rotinas, os processos operacionais, eliminar riscos de acidente no trabalho e também ambientais, sempre com o efetivo apoio da empresa.
    Apesar das dificuldades eu tenho certeza que vamos melhorar muito e ter os colaboradores realmente comprometidos fazendo a diferença.
    Parabéns pelo seu incansável trabslho.
    Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *