MUDANÇA DE HÁBITOS PARA O SUCESSO DE PROGRAMAS DA QUALIDADE

Para melhor desempenho e resultados de Programas e Sistemas da Qualidade é necessário criar nas pessoas a mudança de hábitos em prol da adaptação a uma nova cultura e melhoria do ambiente de trabalho.
O termo “hábito” está associado ao comportamento que aprendemos e repetimos. É composto por costumes, maneira de viver, de comportar e agir.

É possível criar e desenvolver novos hábitos. Podemos associar a alguns fatores como a repetição, a atenção, o interesse, a conformidade com a natureza, aos intervalos, a maturação e aos testes e erros.

REPETIÇÃO: é uma forma de treinamento, em que o maior ou menor grau de perfeição de um ato dependerá da frequência em que o praticamos. A repetição faz com uma ação persista e seja mais facilmente executada, tornando-se um hábito.

ATENÇÃO: além de repetirmos uma ação, temos que ter atenção para selecionar os movimentos que nos serão úteis, organizá-los e intensificar o nosso interesse.

INTERESSE: será o nosso combustível para nos habituarmos mais rapidamente a uma situação ou ação. Motivação, desejo e ambição são fundamentais para que possamos adquirir os hábitos desejados.

CONFORMIDADE COM A NATUREZA: garante que o hábito desejado esteja em acordo com as nossas exigências naturais.
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INTERVALOS: devemos realizar atividades com intervalos programados para melhor aprendermos ou adquirirmos um hábito.

TESTES E ERROS: O erro nos permitirá crescer, pois teremos que pensar em uma nova hipótese e testá-la novamente, até que ela esteja correta. Diante do acerto, vamos criando pequenos hábitos até que haja a fixação deste.

MATURAÇÃO: é o tempo adequado para adquirir um hábito. Antes ou depois desse tempo é difícil que consigamos adquirir um novo hábito.

Os hábitos podem ser mudados e novas situações podem exigir novos hábitos e atitudes. Ainda há tempo… desenvolva já seus hábitos!

Fonte: Qualidade Brasil – Adaptação: Ricardo Apolinário, consultor na área de Sistemas da Qualidade e Gestão estratégica organizacional.

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