COMBINANDO INTELIGÊNCIA COM A REDUÇÃO DE CUSTOS E INOVAÇÃO – A busca da Produtividade

Em qualquer ambiente organizacional o que se busca, no final das contas, é o resultado da PRODUTIVIDADE. Nossas considerações sobre o assunto tem sido repetidas à exaustão – precisamos entender que os caminhos que nos levam ao objetivo da produtividade passam por um sistema de causas onde devemos atuar como gerentes e líderes dos processos sinérgicos focados em resultados. Gerenciando as causas de forma competente e metodológica estaremos aumentando a probabilidade de atingirmos os efeitos esperados, ou seja, a produtividade que nos levará aos bons níveis de lucratividade ou superavit.

Ashampoo_Snap_2014.12.11_09h58m24s_001_O quadro que apresentamos hoje está dividido em duas grandes áreas temáticas, sendo, a) Aprimoramento da Força de Trabalho, e b) Redução de Custos Específicos nos Processos.

Essa estrutura foi amplamente testada nas empresas onde nos foi possível exercitar os novos paradigmas da gestão, entre elas, a nossa antiga Cia Siderúrgica de Tubarão – CST, hoje Arcelor Mittal Tubarão – AMT.

As experimentações práticas surgiram da integração do modelo básico do TOTAL QUALITY CONTROL com todas as áreas de atividades meio, e também áreas finalísticas, em serviços e produtos aos clientes.

O modelo conjugado da educação e capacitação dos seres humanos agregando valor pelo método Kaizen, Inovação de processos e diferenciação via atividades de Engenharia Industrial, Unidades Técnicas, Grupos Zero Defeito, Circulos de Controle da Qualidade e Sugestões Individuais de Melhorias tinham (e ainda tem) o propósito do atingimento de níveis altos de produtividade considerando a grande ênfase na redução dos custos de forma constante.

A fórmula nos parece simples – Melhorar o “output” com valor agregado ao cliente e ao mesmo tempo reduzir os custos para a obtenção desse “output”. Essa é a produtividade que será maximizada pelos fatores de causas explicitados no quadro ao lado.

Como disse Albert Einstein: “Não podemos resolver nossos problemas (improdutividade, por exemplo) com o mesmo tipo de pensamento de quando os criamos”. Para ser bem-sucedidas, as empresas precisam buscar formas novas e inovadoras que as ajudem a ser mais eficientes e eficazes. Trecho do livro, TPS – Uma Combinação de Capital Humano com Lean Seis Sigma – Hubert Rampersad & Anwar El-Homsi, Qualitymark Editora.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *