Essa declaração de Senna tem tudo a ver com os princípios de DEMING. O grande guru da gestão, o americano William Edward Deming dizia que a qualidade devia acontecer sempre na primeira tentativa, e esta ação liga direto com a observação do nosso lendário Ayrton Senna, para a qualidade não deve existir meio termo, tem que ser 100%, sempre.
Nosso esforço pela qualidade faz parte dos resultados que pretendemos atingir, ou seja, a qualidade é básica e tem que estar presente em todos os momentos e processos. E tem mais, um outro guru da gestão, P. Crosby escreveu um livro com o título: “Quality is Free” – Qualidade é de graça, o que custa verdadeiramente são as infrações contra a qualidade.
Resumindo: Planejamento, definição de objetivos e metas (mercado), treinamento e educação, esforço, compromisso e boa execução (desenvolvimento), verificações “in process”, controle dos indicadores de produção e gestão, e ação na melhoria contínua – eis portanto o método PDCA que não irá permitir que façamos as coisas pela metade e sim na plenitude da sua importância e valor ao cliente. Obrigado Ayrton!