O discurso padrão tem sido o da mudança do comportamento das organizações face os desafios que estão incomodando o mundo empresarial cuja ultima e famosa onda, foi em 2008, oportunidade em que certo presidente do nosso querido Brasil, dizia ser uma “marolinha”. O fato é que essas crises são constantes e se apresentam de forma vigorosa e cruel para empresas e organizações de todos os tipos quando há uma certa fraqueza na liderança e gestão das mesmas.
Se a organização precisa focar a eficácia para a obtenção de resultados realmente significativos, será necessário que o corpo gerencial assuma uma posição mais firme, competente e criativa na execução dos fatores de causas do efeito desejado, ou seja, os indicares de sucesso da organização: Produtividade, competitividade e lucratividade.
O conjunto de falhas da gerência constitui um roteiro simples de habilidades e comportamentos que devem ser observadas pelo líder na sua mobilização e condução dos talentos da organização rumo aos desafios que se apresentam. Ao líder, a missão é de “criar seguidores” para vencer as batalhas dessa guerra com alto conteúdo competitivo.
A organização, seja pública ou privada, precisa desse gestor que transforma as falhas em atributos vencedores. O momento é adequado para a grande revolução no desempenho. Novos governos estão se instalando, e como as empresas, também necessitam de imprimir um novo sistema gerencial, sem falhas, para a obtenção dos resultados que foram prometidos nas campanhas. Como dizia Geraldo Vandré, não dá mais para esperar é preciso fazer acontecer.
Uma nova mentalidade de liderança e não apenas de chefe precisa ser arraigada no seio da empresa. Não dá mais para conviver com os péssimos resultados que estamos vendo por todos os lados, é hora de reagir e determinar o futuro que queremos para nossas empresas, cidades e nosso país.
Referência – veja o Livro – Soluções Técnicas Resumidas – As Falhas Da Gerência – Mauricio Góis De Oliveira
Adorei! Tratou os assuntos com bastante coerência e
clareza!