Malcolm S. Forbes, o homem que transformou a pequena publicação de investimentos do seu pai em uma revista de negócios internacionalmente reconhecida, forneceu o que talvez seja a melhor definição de liderança, numa só frase que já ouvimos, lançando mão de uma analogia incrivelmente simples.
Certo dia, durante o almoço, um jovem investidor lhe perguntou:
– Como é possível saber se uma empresa vai ter sucesso?
– Aposte no Jóquei, disse Forbes – Não no cavalo!
O mesmo podemos dizer e afirmar no que diz respeito às empresas que estão buscando alternativas para sair das crises que aparecem constantemente – Apostem nos seres humanos das suas empresas – Apostem na liderança de sucesso!
A formação de líderes deve ser prioridade nas organizações, sem eles dificilmente as estratégias serão traduzidas em ações no local da execução, mas é preciso também que esses líderes sejam consolidados pelos atributos exibidos no nosso quadro acima: Saber ouvir, conhecer o mercado, os clientes de forma segmentada, simpatia, conhecimento de produtos, processos e serviços, vontade permanente de aprender, trabalhar em equipe e colocar os conhecimentos na prática entre outros pontos vitais que irão determinar o seu sucesso profissional e também da organização.
O sucesso portanto é um efeito desejado – pense e atue nas causas.