A editora Banas que produz a BQUALIDADE, edição de Janeiro 2015 (ver capa) traz extensa reportagem com o consultor e Professor Vicente Falconi onde ele aborda os vários pontos da gestão empresarial com foco na liderança, no método, metas e desafios.
Nesta mesma reportagem o leitor poderá encontrar as famosas cartas endereçadas ao planalto que além do Jornal Folha de São Paulo, também foram publicadas aqui no nosso blog Gestão & Resultados.
Autor de vários livros, entre eles, o último, O VERDADEIRO PODER, Falconi prega enfaticamente a necessidade das lideranças aprofundarem seus conhecimentos no famoso método do Planejar (P), Desenvolver/Executar (D), Controlar/Gerenciar (C) e Agir nas melhorias (A) – PDCA como forma de manter os processos sob controle, definir metas e novos desafios de melhorias e crescimento da organização.
Vivemos uma fase importante da Qualidade integrada aos processos de inovação, e cada vez mais se destaca o sistema de gerenciamento onde o papel da educação e treinamento de forma contínua se faz imprescindível para a obtenção de resultados.
Os novos competidores no mercado mundial que entraram na brecha do custo baixo, já estão seriamente envolvidos e comprometidos com a questão da qualidade e melhoria dos seus produtos e serviços. Tal opção é perfeitamente notada pela melhoria dos resultados desses novos players, tipo China, Cingapura, Coreia do Sul entre outros.
A Qualidade de processos, produtos e serviços se torna hoje a base para qualquer projeto de desenvolvimento e nesse contexto podemos afirmar que ainda há um percentual imenso de organizações públicas e privadas que ainda não chegaram aos níveis satisfatórios de resultados, ou seja, temos ainda um caminho muito longo para percorrer.
A Academia Brasileira da Qualidade – ABQ, da qual o Prof. Falconi é membro, vem, também, trabalhando com determinação na disseminação dos princípios universais da Qualidade, contidos na Carta Manifesto da ABQ, lançada em 13 de Novembro 2014 – Dia Mundial da Qualidade (pesquise a carta aqui no nosso blog – Novembro 14). Esse é o nosso objetivo permanente agregando aos conhecimentos dos nossos especialistas, como no caso, o Prof. Falconi, a experiência prática em nossas próprias realidades.
Temos, com certeza, muito trabalho pela frente!