Brapex apresenta demandas do setor do mamão para Ministra da Agricultura
Registro de defensivos, processo de exportação da fruta, controle de viroses e investimento em laboratórios foram as principais pautas encaminhadas
A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex) apresentou as principais demandas do setor do mamão nacional à Ministra da Agricultura, Kátia Abreu, nesta quarta-feira (21), na sede do Ministério, em Brasília, durante reunião convocada pelo órgão para levantar as pautas do segmento da fruticultura.
O diretor executivo da Brapex, Franco Fiorot, entregou um documento e pontuou para a ministra as reivindicações mais prioritárias da atividade do mamão. Precisamos urgentemente solucionar a questão da falta de fiscais que atuam no processo de exportação de mamão para os EUA que pode comprometer a eficiência das empresas e a consequente exportação das frutas. Outro ponto é a questão do registro de defensivos que atendam as necessidades dos produtores de frutas em geral, informou.
Fiorot ainda destacou a importância de o governo federal coordenar um programa nacional de controle das viroses do mamão e investir em laboratórios. O prejuízo do segmento com o ataque das viroses é significativo e pode até inviabilizar a cultura em determinada região. O Ministério pode liderar esse programa integrado com os Estados produtores e com a Brapex para que possamos diminuir as perdas. Além disso, solicitamos o investimento em laboratório para análises de doenças e de resíduos, afirmou o diretor executivo da Brapex.
Participaram ainda da reunião a Abrafrutas (frutas em geral), Citrus BR (sucos cítricos), Sindifrutas (açaí), Valeexport (manga e uva) e ABPM (maça). A ministra encerrou a reunião relacionando as pautas apresentadas e prometeu dar encaminhamento a todas as demandas levantadas pelo setor.