Considerando que os fatos mudam muito rapidamente, o início do ano de 2015 já teve ter mudado muitas premissas de quem definiu diretrizes no final do ano passado. Esse é o nosso novo mundo, o mundo das mudanças rápidas e agressivas. Mas…
O que pensamos, o que temos e o que queremos ter? Ainda dá tempo???
PRIMEIRA PARTE – O SEGREDO…
O dito FAZER ACONTECER está na lista das prioridades do gestor estratégico e focado em resultados. Não há gerenciamento eficaz se não houver controle, e este por sua vez não poderá nunca ser estático e burocrático. Deverá estar ligado firmemente ao processo das melhorias contínuas na visão do PDCA em Espiral (Deming).
SEGUNDA PARTE – As 10 regras de ouro da gestão estratégica – EXEMPLO: Qualquer tipo de governo que queira implantar uma gestão eficaz, com produtividade, inovação e resultados, ou como diria David Osborne/Ted Gaebler (Reinventando o governo), “um governo empreendedor”.
Para o governo, como exemplo prático ou para empresas e organizações de todo tipo possível, os dez pontos aqui listados (A Arte da Estratégia – Carlos Alberto Julio – Elsevier) é um dos melhores roteiros que conheço para sua alcançar o SUCESSO.
Post dedicado aos amigos de empresas e governos que ainda estão pensando no trivial. Vamos à luta!