Workshop para plano de trabalho da SECTTI reúne principais líderes de ciência, tecnologia e inovação do estado
Mais de cem líderes representando o meio acadêmico, o setor empresarial e órgãos públicos participaram nesta segunda feira (09/02), de 13 às 18h30min, da elaboração do Plano de Trabalho da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (SECTTI) para os próximos anos. As atividades aconteceram no Sindifer Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Espírito Santo.
O Secretário Guerino Balestrassi e o Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES), Antônio Buffon, abriram os trabalhos apresentando a situação atual do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI e FAPES). Em seguida, o professor da Ufes e engenheiro Rogério Queiroz fez um relato do Plano de Desenvolvimento ES 2030 para a área de Ciência, Tecnologia e Inovação. Na sequência o Consultor Durval Vieira Teixeira fez uma palestra sobre os investimentos previstos e desafios ao Espírito Santo.
Grupos de Trabalho
Na sequência, os participantes se dividiram em quatro grupos de trabalho: Projetos Inovadores para Inclusão Social; Tecnologia e Inovação Produtiva; Gestão Pública e Inovação e Economia Criativa. Ao final do encontro, foram consolidadas as propostas dos grupos, que irão nortear as ações da SECTTI e FAPES. De acordo com o Secretário Guerino Balestrassi, as propostas serão levadas ao seminário de planejamento estratégico do Governo do Estado, previsto para o mês de março. Mas, as contribuições continuarão sendo trabalhadas em ambientes virtuais, através dos grupos em redes sociais e páginas da SECTTI e FAPES. Já o Reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatti, parabenizou a iniciativa, destacando contribuição da produção científica e tecnológica da Universidade ao Governo do Estado. O Secretário de Estado de Desenvolvimento, Jose Eduardo Azevedo, classificou o evento como ótima e inteligente iniciativa, por reunir todos os principais atores da de ciência, tecnologia e inovação do estado.
Durante o evento, Renzo Colnago diretor da Prodest, tomou a iniciativa inovadora de criar um grupo de contribuição e discussão no facebook (Inovação Mão na Massa – ES) para a ampliação do debate e aumento da sinergia que é de suma importância para a consolidação dos esforços pró inovação e produtividade no nosso estado. Veja o quadro abaixo:
Fonte: Lucyano Ribeiro – ASCOM/SECTTI/FAPES