Aí está o grande dilema: O que é o tempo? Dinheiro ou Vida? A maior parte dos executivos, ou seja, aqueles que decidem ou que precisam decidir está estagnada pela falta de tempo. Os problemas vão acontecendo e o tempo para eliminá-los desaparece e com isso vem o famoso estresse e suas consequências terríveis.
Muitos dizem que o tempo é tão importante que poderiam até mesmo compará-lo e valorizá-lo em termos de dinheiro. Do alto da sabedoria, dizem: “tempo é dinheiro”. Mas… é preciso levar em conta outro importante fator do tempo: tempo que vai, não volta, portanto mais do que dinheiro “TEMPO É VIDA”. Vendo do lado inverso da análise, pense: Se sua vida acaba, o seu tempo acaba também! Estarrecedor?
A gestão do tempo, como é mostrado no famoso video “O Gerente Desorganizado” – Siamar, é uma das mais importantes habilidades do executivo, especialmente nos dias atuais onde estamos sufocados de trabalhos e novas tecnologias.
Imaginava-se que as tais novas tecnologias iriam reduzir a carga de trabalho e liberar mais tempo (vida) para os gestores, mas na grande maioria o que aconteceu foi que o trabalho foi para dentro de casa através da internet, e o trabalho em muitos casos aumentou, não é mesmo?
A grande sacada continua sendo a capacidade de estabelecer metas, treinar os colaboradores e DELEGAR, controlando os pontos chaves – ou seja, use o PDCA para ter mais tempo (vida) na sua rotina. Quem tem tempo disponível pode até se dedicar nos planos futuros para melhorar o desempenho da organização – ou seja, estabelecer metas estratégicas e planos de inovação. Sem tempo, nada disso é possível.