Qualidade e Inovação andam de mãos dadas! O momento atual é o ênfase na Inovação como requisito básico para o sucesso em todas as áreas. Pura verdade, entretanto é preciso considerar que uma clara visão da produtividade no processo, antecipação e resolução de problemas, redução de perdas e desperdícios e melhorias contínuas (Kaizen) em processos (serviços) e produtos finais constituem fatores prioritários para a busca da competitividade. Vejamos em seguida uma proposição prática do método em 3 etapas.
Nesse primeiro quadro temos uma visão clara de duas entradas: A do planejamento estratégico e a outra relativa a gestão da rotina diária com o levantamento dos problemas da área ou da organização como um todo. Os dados devem ser compilados, tratados e avaliados em termos de importância, relevância e variabilidade. Vejamos o segundo quadro:
O segundo quadro leva em conta os dados coletados e analisados para então estabelecer a correlação em efeito (desejado ou indesejado) e suas respectivas causas. Aqui se inicia o processo de solução da demanda principal: resolver um problema pontual ou crônico, ou estabelecer a solução de uma visão futura no plano estratégico, ou como dizia Edson Vaz Musa, ex presidente da Rhodia, promover uma antecipação tecnológica. Vamos então ao terceiro quadro:
Levantando então as propostas de solução para problemas priorizados ou propostas em projetos de mudanças positivas no processo ou em toda a organização. Aqui, nesta fase está a experimentação das soluções propostas e algumas comparações para efetiva explicitação dos resultados obtidos para em seguida estabelecer a padronização. O que poderia ser o fim, sob o ponto de vista do Kaizen, torna-se o princípio de uma nova etapa de melhorias como pode ser visto no PDCA.
Experimente e veja sua organizar crescer em produtividade e competitividade, com a participação de todos os funcionários. Sucesso!