Os negócios da próxima geração – pontos fundamentais para o sucesso empresarial

OS DEZ MANDAMENTOS PARA OS NEGÓCIOS DA PRÓXIMA GERAÇÃO
O desafio da nova corrida do ouro: “As duas principais questões para um CEO na construção de uma empresa estão relacionadas. A primeira é encontrar talentos. A segunda é entender que, com empresas crescendo de 50% a 100% por ano, não se pode fazer tudo sozinho.” Steve Mader, diretor administrativo, Christian & Timbers.

Aqui no Blog Gestão & Resultados o desafio continua. A nossa corrida do ouro deixa também algumas preocupações em um ambiente tipicamente focado nos modelos tradicionais da indústria que se mostra cansado, pesado e de baixa mobilidade, é chegada a hora do repensar. Tais modelos Ashampoo_Snap_2015.04.19_10h41m45s_038_vão continuar existindo, mas é necessário também que haja uma grande evolução nesse “garimpo” com novas ideias, planos e foco profundo na inovação.
A corrida das empresas de alta tecnologia se torna referência para novas atitudes em nossas empresas e em especial no coração e mente dos nossos líderes, Precisamos passar da depressão para a ação inteligente e concentrada em novos indicadores, tanto de processos como também de resultados para a sociedade.

Vamos analisar os 10 mandamentos dos negócios da próxima geração:
1. Molde a Cultura e a ética de trabalho da empresa.
Uma visão Compartilhada e a cultura corporativa devem começar de cima. O diretor presidente ou diretor geral deve inspirar as pessoas a se unir em nome de uma causa maior, gerindo e incrementando o cabedal de conhecimento da empresa. CGR (Comentário do Gestão e Resultados): essa indicação da cultura também foi proferida pelo mestre e guru da qualidade nos anos 50, Dr. W.E. Deming nos seus famosos 14 pontos para a prosperidade de empresas e países (Out of the Crisis), lembram-se?
2. Mantenha uma perspectiva atual. Olhe para o lugar que sua empresa ocupa no mundo como efêmero e transitório, em vez de garantido permanente. Essa visão permite que você aceite a própria mudança, como uma constante e desenvolva as qualidades necessárias para se tornar um agente de mudança e não sua vítima.
Ashampoo_Snap_2014.10.08_15h35m51s_011_3. Cultive o Conhecimento. Distribua o comando da empresa por toda a organização, de forma que a cada empregado sejam delegados níveis mais altos de responsabilidade e de administração da informação – Satisfazendo assim não apenas necessidades financeiras, como também necessidades mais elevadas, como satisfação pessoal. CGR: aqui uma perfeita sintonia com as premissas do Total Quality Control ao estilo japonês – responsabilidade compartilhada e sucesso na qualidade do processo e produto ao cliente – ponto focal: motivação e trabalho de equipe.
4. Desenvolva mind share*. É uma campanha planejada para influenciar os formadores de opinião. Para conquistar e uma maior visibilidade no mercado – complemente as inovações do produto da sua empresa com ações de marketing de marca. Faça de si mesmo um líder do mercado conduzindo uma mudança de paradigma, estabelecendo um padrão, ou lançando-se como uma autoridade na área.

(*) o que é mind share? É a percepção que o consumidor tem de um produto ou marca. Mind share é tudo que uma empresa gostaria de ter: ver o seu nome associado a algum valor agregado, ou ter sua marca lembrada como sinônimo de um produto, o que de fato acontece com exemplos como, Xerox, Coca Cola, Volvo, Gillete, entre muitas outras.
5. Evite as estruturas formais e organize uma verdadeira equipe! Forme equipes para decidir como alocar os recursos, priorizar tarefas e determinar o cronograma de lançamento do produto. A alta administração age de modo muito semelhante ao de um investidor de capitais, avaliando os méritos de projetos correlatos, atribuindo valores, selecionando equipes (ou, no mínimo, o líder da equipe) e determinando orçamentos e prazos. Esse conceito de equipe leva em consideração o alto nível de flexibilidade que é essencial na veloz indústria high-tech.
6. Prioridade para o cliente, não para a tecnologia. As maiores empresas desenvolvem seus Ashampoo_Snap_2014.10.16_17h19m19s_009_produtos para atender às verdadeiras necessidades de seus clientes. Assim que um projeto está pronto, os clientes são convidados a opinar e oferecer sugestões sobre sua concepção.
7. Encontre os parceiros, as fusões e aquisições certas. As empresas de alta tecnologia tornaram-se mais voltadas para fora ao planejar relacionamentos com clientes, alianças potenciais e parceiros para fusões. Em caso de uma aquisição, os valores internos essenciais devem ser consolidados entre os parceiros do negócio. Faça da sua empresa parte integrante de uma rede de relacionamentos, intensificando seu crescimento interno e externo.
8. Enfrente o desconhecido. Mesmo que você esteja garimpando seu próprio pedaço de chão, esteja pronto para a próxima corrida do ouro que poderá ocorrer num local totalmente inesperado. Talvez não seja possível prever o local exato de uma nova descoberta, mas você poderá criar uma empresa apta a ir a qualquer parte.
9. Seja paranóico. O ambiente competitivo da indústria high-tech não deixa ninguém tranqüilo. Saiba que assim que lançar um novo produto de sucesso, você terá de enfrentar uma horda de aspirantes a concorrentes e deverá estar preparado para agir (assim sendo, vamos ao mandamento nº 10).
Snapshot(4)10. Seja um demônio da velocidade e não hesite. A tecnologia e as empresas que criam reuniram-se para anunciar uma nova era em que as estruturas e os estilos administrativos estão sendo transformados a cada instante. Afinal, o que faz uma empresa seguir adiante é a sua visão de enfrentar as velozes mudanças do mercado, os avanços tecnológicos e as oportunidades de negócios que estão surgindo.

Fonte: A Nova Corrida do Ouro – como uma geração de estrelas da alta tecnologia esta reescrevendo as regras dos negócios – Karen Southwick – Nobel Editora.  CGR: lançado a uma década atrás o livro em questão se mostra fantasticamente atualizado nos conceitos e práticas que podem auxiliar as empresas nos novos desafios que a competição mundial impõe. Aproveite!

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