TURBINANDO A ISO 9001
A ISO 9001 por si só já é capaz de trazer vários benefícios para a organização, isto não se discute. Mas também sabemos que ela atende apenas de 30 a 50% dos requisitos aplicáveis para que a empresa atenda aos critérios de modelos de excelência da gestão (MEG) e possa concorrer a prêmios da Qualidade ( www.fnq.org.br).
Independente de querer atingir o patamar de Empresa Classe Mundial, existem formas de melhorar significativamente o atendimento da própria ISO 9001 e ter um SGQ superior à média. Seria como ter um SGQ turbinado
Para isso, é necessário conhecer e aplicar uma série de outras diretrizes de normas, não certificáveis, mas extremamente úteis quando se trata de ir além do básico.
Não incluimos na lista a ISO 9000 – Fundamentos e Vocabulário, pois ela já é primordial para um Gestor saber interpretar a ISO 9001 minimamente. Veja a lista e comentários abaixo:
ISO 9004 – Sistemas de gestão da qualidade – Diretrizes para melhorias de desempenho:
Oferece sugestões para um SGQ mais exigente. Utilizada também para esclarecer a interpretação da 9001 em alguns pontos. Tem como foco atender a todas as partes interessadas (clientes, acionistas, colaboradores, etc.). A nova versão que está para sair (2015) trata da Sustentabilidade, e trará uma série de novidades sobre a participação da Qualidade nesse tema tão importante.
ISO 10002 – Satisfação do cliente – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações:
Indica as formas ideais de tratar a comunicação com o cliente, suas reclamações, como avaliar o desempenho desta área tão delicada para o sucesso da organização.
ISO 10013 – Diretrizes para a documentação de sistema de gestão da qualidade:
Orienta sobre o que é importante possuir em toda a documentação do seu SGQ, como fazer um bom Manual da Qualidade e Procedimentos, por exemplo.
ISO 19011 – Diretrizes para auditorias:
Orienta na formação de um bom time de Auditores Internos. Da diretrizes sobre os preceitos de auditoria e ajuda a nivelar por cima a Qualidade da equipe.
ISO TR/10017 – Guia sobre técnicas estatísticas:
Oferece o uso correto da estatística pode beneficiar a organização e o SGQ. A análise estatística dos dados gerados pelos processos ajuda a solucionar e até mesmo prevenir problemas que podem ocorrer por causa da variabilidade existente nos processos. Muitos indicadores realmente úteis podem ser criados quando conhecemos esse guia.
ISO 10015 – Diretrizes para Treinamento:
Muito importante para turbinar a área de RH e toda a empresa através de uma capacitação focada no que realmente interessa.
ISO 31000 – Gestão de Riscos Princípios e Diretrizes:
Um dos seus objetivos é proporcionar um referencial de alto nível para organizações que desejam implementar uma estrutura para gestão de riscos.
Além destas, existem diversas outras normas e guias que enriquecem muito o trabalho do Gestor da Qualidade, turbinando a ISO 9001 com informações e novos recursos e técnicas, ampliam a capacidade do Gestor de interpretar adequadamente a norma e gerenciar melhor os processos, tornando um profissional muito mais versátil.
Por: Ronaldo Costa. Adaptação: Ricardo Apolinário.