O pensamento de Kotler e o mercado

17 CITAÇÕES DE PHILIP KOTLER SOBRE MERCADO E CLIENTES

Falar do pai do Marketing, Kotler,  é o mesmo que falar do pai da administração, Drucker.  Ambos possuem pragmatismo e clareza a tal ponto que os assuntos tão profundos tornam-se claros e objetivos para os que querem mudar suas respectivas posições em mercados cada vez mais competitivos e acelerados.

A análise da empresa sob o ponto de vista da gestão estratégica permite que possamos observar vários pontos congruentes entre as leis do marketing e a nova escola da administração – não há como escapar das transversalidades e pontos fundamentalmente sinérgicos.

Selecionamos estes 17 pontos como uma amostra de citações válidas e interessantes do mestre Kotler que tem vindo com alguma frequência ao Brasil para suas palestras, especialmente através da HSM, empresa líder neste setor de grandes nomes em palestras de alto nível no país.

Confira:

1. Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade.”

2. As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada.”

Ashampoo_Snap_2015.09.01_21h29m08s_003_3. A organização de marketing terá de redefinir seu papel: em vez de administrar as interações com os clientes, deverá integrar todos os processos de interface com os clientes.

4. A maior parte do marketing hoje está se mudando do mercado para o ciberespaço.

5. Um profissional de vendas bem-sucedido cuida primeiro do cliente, depois dos produtos.

6. A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.

7. Não olhe para o ciclo de vida do produto: olhe para o ciclo de vida do mercado.

8. As empresas ruins ignoram seus concorrentes, as medianas os copiam e as vencedoras os lideram.

9. O pensamento do marketing está mudando de uma tentativa de maximizar o lucro para a empresa em cada transação para maximização do lucro mútuo obtido de cada relacionamento.

10. O mais importante é prever para onde os clientes estão indo e chegar lá primeiro.

11. À medida que implementa sua estratégia, a empresa precisa acompanhar os resultados e monitorar os novos acontecimentos nos ambientes interno e externo.

12. Uma estratégia clara e programas de apoio bem arquitetados podem ser inúteis se a empresa não conseguir implementá-los com cuidado.

13. As organizações precisam de criatividade para encontrar parceiros que possam complementar suas forças e compensar suas fraquezas.

14. As metas indicam aquilo que uma unidade de negócios deseja alcançar; estratégia é um plano de como chegar lá.

15. Uma coisa é perceber oportunidades atraentes e outra é ter competência para ser bem-sucedido nessas oportunidades.

16. Uma oportunidade de marketing existe quando a empresa pode lucrar ao atender às necessidades dos consumidores de um determinado segmento.

17. As empresas, além de desenvolver novos negócios, precisam enxugar, colher ou mesmo abandonar negócios antigos, exauridos, de modo a liberar recursos e reduzir custos.

Além destas 17 dicas existem outras centenas de boas referências e pensamentos do grande guru do Marketing. Não se acomode e corra atrás destas preciosidades!

Um comentário em “O pensamento de Kotler e o mercado”

  1. De modo geral a maioria das empresa não implementam suas estratégias para alcançar seus objetivos planejados. O dever de “casa” de ser feito nos mínimos detalhes para se chegar ao sucesso.

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